Cibercriminosos atacam roteadores e pagam prostitutas com dinheiro roubado

Você instala antivírus, usa senhas fortes em todos os serviços online e mantém as atualizações de software em dia: essa  a fórmula para se manter seguro na internet, certo? Bom, não é bem assim. No ano de 2011, 4,5 milhões de roteadores caseiros foram invadidos por cibercriminosos, segundo a empresa de segurança Kaspersky.

Ao acessar o buscador Google, alguns usuários visualizaram uma mensagem pedindo para instalar o programa “Google Defense” para usar o novo serviço do site.  Entretanto , o endereço do portal não foi alterado, como tradicionalmente acontece. Mas então como isso foi possível? A resposta é uma só: através do redirecionamento do DNS do domínio do Google, realizado invadindo e alterando as configurações de roteadores.

Muitos internautas não mudam o login e senha que vêm configurados no aparelho, facilitando a ação de cibercriminosos. Mas nesse caso, um falha de segurança no chip da Broadcom, presente em roteadores de diversas marcas, foi o problema: por meio dela, foi possível enganar usuários para que eles baixassem os seguintes arquivos maliciosos:

  • br.msn.com/ChromeSetup.exe
  • facebook.com.br/ChromeSetup.exe
  • facebook.com/ChromeSetup.exe
  • facebook.com.br/Activex_Components.exe

O objetivo, claro, era roubar dinheiro dos usuários brasileiros, o que foi feito por meio do malware contido nos arquivos baixados inocentemente pelas vítimas. Ao portal Naked Security, Fabio Assolini, pesquisador da  Kaspersky, afirmou que um dos criminosos roubou cerca de R$100 mil e usou o dinheiro com prostitutas em uma viagem ao Rio de Janeiro.

A Broadcom já resolveu o problema nos roteadores para evitar que esse tipo de ataque aconteça.

Leia mais: Como criar senhas fortes e fáceis de lembrar

Mas de qualquer forma é importante ter segurança no seu roteador. Como existem diversos modelos com configurações diferentes, não vou explicar aqui como mudar a senha do seu aparelho, mas basta descobrir o nome dele (algo como DLINK DI-524) e pesquisar na internet como fazer a alteração.

374 total views, 1 views today

Leave a Reply