Site icon Tec Dica

O que comprar: iPhone 4S ou Galaxy SIII?

E aí, galera!
Nesta semana respondi à pergunta de um amigo que pode ser a dúvida de muitos por aí: iPhone 4S ou Galaxy SIII, qual devo comprar? Vamos lá!

Os dois são ótimos aparelhos e têm preços pau a pau: aproximadamente 2 mil reais e 1.100 com subsídio de operadora.

O S3 tem um processador com quatro núcleos (11.4 GHz quadcore), o que é  mais forte que o chip dual core de 1Ghz da 4S, e, portanto, o aparelho tem uma velocidade superior ao 4S. No quesito aplicativos, a Google Play e a App Store estão com o mesmo número de opções: são cerca de 400 mil. No iOS, a maioria dos apps são pagos, a maioria dos apps básicos custam entre 0,99 e 5,99 dólares; enquanto a plataforma Android tem mais aplicações gratuitas.

O grande ponto contra do Android é a falta de um ciclo de atualizações definido. Funciona, mais ou menos, como uma roleta russa: você compra um celular e não sabe até quando ele vai receber updates. Já a Apple garante atualizações de sistema para os 3 últimos aparelhos lançados. Ou seja, o próximo a ser deixado para trás é o iPhone 3GS, que era competidor do Samsung Galaxy S, que já não recebeu a última atualização, o Android 4.0, no ano passado…

É importante ressaltar que o SIII é um dispositivo de uma geração mais nova que o 4S (o novo iPhone deve chegar em dezembro ao Brasil)  e ainda não apresenta nenhum concorrente à altura para o assistente pessoal Siri, nem um serviço de videochamadas como o Facetime.

Um ponto a favor para a Apple é que os aplicativos são otimizados para um único aparelho, enquanto os apps Android podem apresentar variações e limitações de funcionamento de aparelho para aparelho. Outra questão é a durabilidade da bateria: o iPhone aguenta de 5 a 6 horas de uso intenso, enquanto o SIII segura a onda por 7 horas. Claro, tudo depende da quantidade de aplicativos que rodam em background.

No fim das contas, é uma questão de gosto, porque outros quesitos como multitarefa, a câmera traseira (apesar do iPhone perder para o SIII na câmera frontal) e a questão da sensibilidade da tela, que sempre foi um dos principais diferencias do iPhone, estão praticamente no mesmo nível.

Para detalhes mais técnicos, confira essa tabela publicada pelo pessoal do Uol Tecnologia (clique para expandir).

Exit mobile version