O Facebook é uma rede social que tem como proposta acompanhar as tendências comportamentais dos usuários, algo parecido com a movimento da moda. Sendo assim, nessa semana, o Facebook anunciou uma série de mudanças que devem ser liberadas aos mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo nas próximas semanas. Essa será a maior modificação na interface feita pela empresa de Mark Zuckerberg desde 2011, quando a linha do tempo foi implantada no perfil de cada usuário. Veja abaixo como será o novo Facebook.
Categorias de atualizações
O novo visual do site tem elementos que lembram aplicativos para celulares e tablets, uma forma de promover uma integração maior entre os diferentes momentos (e plataformas) em que você acessa o Facebook. Com o crescimento no número de amigos, uma das maiores necessidades dos internautas é uma organização mais simples do feed de notícias. Por isso, o Facebook dividiu as atualizações em categorias mais intuitivas, como fotos, música, todos os amigos, grupos, entre outros. Na aba “Música”, você poderá acompanhar tudo que for publicado pelos seus artistas favoritos.
Fotos
De acordo com um estudo da Universidade de Ohio, EUA, as fotos são mais importantes do que textos na rede social. Outro estudo da empresa de tecnologia Hubspot revelou que postagens com fotos conseguem, em média, 53% mais curtidas que as que contêm apenas textos ou links. Acompanhando essa tendência, o tamanho das imagens publicadas no site foi ampliado.
Ticker
Sabe o ticker, aquela barrinha que fica em cima do chat mostrando uma lista das atualizações recentes? Agora ela ficará escondida no canto inferior esquerdo da interface, dando lugar à nova seção de categorias.
Mobilidade
Já a versão mobile, que também ganhará as categorias de interesse, sofre poucas alterações. A principal é que você não precisará mais retornar ao topo da página para ver se há notificações, em vez disso, haverá uma aba superior que exibirá as novidades assim que elas acontecerem.
Vale ressaltar que a rede social costuma liberar essas atualizações aos poucos. Pode ser que você esteja entre os primeiros a receber o novo Facebook nas próximas semanas, como também pode levar alguns meses. No momento, nos resta aguardar.