Site icon Tec Dica

12 truques para usar melhor seu iPhone

O iPhone é um celular que oferece uma ampla gama de recursos. No entanto, nem todos eles são usados ou sequer conhecidos por muitos donos do aparelho. Confira abaixo algumas funções curiosas que você provavelmente não conhecia sobre o smartphone da Apple.

1 – Tirar fotos com fone de ouvido – Você pode tirar fotos discretamente usando o fone de ouvido do aparelho. Quando o aplicativo da câmera estiver rodando, basta pressionar a parte central do controle de volume.

2 – Fotos com HDR – É possível habilitar uma função da câmera que permite capturar imagens com a qualidade HDR (high-dynamic range). Basicamente, a tecnologia se baseia em tirar duas fotos seguidas, combinar sua qualidade e oferecer uma fotografia de alta qualidade. No entanto, o tempo de captura de fotos fica com um delay de três a cinco segundos.  Para ativar o recurso, basta ir em “Opções”, no app da câmera.

3 – Quebrou seu botão home? – O botão home do iPhone é sensível e diversos donos do aparelho já tiveram problemas com ele. Se você precisar ou quiser, é possível habilitar um recurso de acessibilidade que transforma o botão home em um atalho sensível ao toque na tela. Para isso, é preciso ir em Ajustes>Geral>Acessibilidade e habilitar o Assistive Touch.

4 – Como economizar a vida útil da bateria – A bateria do iPhone tem uma vida útil de mil recargas, depois disso, o aparelho passa a ter um desempenho de carga ainda pior que o normal. Para evitar esse problema, uma dica é não deixar a bateria ficar com menos de 50%. O iPhone só entende como nova recarga quando a energia está abaixo dos 49%. Não há risco de criar a chamada memória falsa, devido à tecnologia de íons de lítio utilizada pela Apple.

5 – Apagar mensagem digitada – Começar a digitar um SMS ou mensagem no WhatsApp e escrever tudo errado logo de cara, quem nunca? Para apagar tudo que está escrito de uma só vez, chacoalhe o seu smartphone e pressione “desfazer digitação”. É como um Ctrl + Z. Para refazer a digitação, basta fazer o processo inverso.

6 – Programar tempo de reprodução de músicas – Se você gosta de ouvir músicas antes de dormir, é possível programar seu aparelho para parar a reprodução depois de algum tempo, como a função sleep das TVs. Com a música tocando, vá no ícone do Relógio>Timer e na caixa de texto acima do botão iniciar, selecione “Parar reprodução”. Quando a contagem regressiva terminar, a música parará de tocar.

7 – Atalho para o topo – A dica é bem básica, mas muita gente não sabe. Ao ler um texto ou acessar o Facebook, nada é mais chato do que ter que voltar ao topo manualmente. Por isso, a Apple adicionou um atalho, que funciona como o botão home do seu computador. Basta tocar no topo da tela do celular, próximo ao relógio.

8 – Esconda os aplicativos nativos – Os aplicativos pré-instalados ocupam espaço na tela e muitas vezes não são utilizados, especialmente por usuários brasileiros. Para esconder os aplicativos do iTunes ou Safari, vá ao menu Ajustes>Geral>Restrições, coloque sua senha e desabilite os serviços nativos.

9 – Adicionar emoticons ao teclado – O Emoji é um aplicativo que permite usar emoicons no teclado do iPhone. Contudo, após baixar o programa, é preciso instalar o teclado correto. Vá em Ajustes>Geral>Teclado>Adicionar novo teclado -> Emoji.

10 – Saber quando mensagens do iMessage foram lidas – As mensagens de texto trocadas entre iPhones viaja por meio da rede da Apple e são chamadas de iMessages. A empresa oferece um recurso que permite visualizar quando a outra pessoa leu sua mensagem. Vá em Ajustes>Mensagens>habilite as notificações de recebimento.

11 – Compartilhar o 3G do seu aparelho – Você pode compartilhar a internet do seu iPhone com um notebook ou tablet, dispensando a necessidade de contratar mais de um plano de dado móvel. Basta ir em Ajustes>Acesso Pessoal e habilitar o recurso. É importante cadastrar uma senha para evitar que outras pessoas usem a sua rede.

12 – Abas do iCloud – Quando você está navegando na internet (nesse caso tem que ser no navegador Safari, no Mac), você pode querer continuar a ler um texto no celular. Se os dois aparelhos estiverem conectados à mesma conta no iCloud, apenas vá no menu Safari>Bookmarks>Abas do iCloud.

Exit mobile version