Site icon Tec Dica

Cinco formas de liberar espaço em um smartphone Android

A falta de espaço para guardar dados pode virar um problema, especialmente se você está com o aparelho há algum tempo. Algumas medidas simples podem ajudar a reduzir a quantidade de arquivos guardados no seu dispositivo com sistema Android.

Limpe os dados – Primeiramente, baixe o aplicativo gratuito CCleaner. Ele analisa o seu smartphone em busca de arquivos que estejam ocupando espaço sem necessidade. Basta instalá-lo, iniciar a análise e depois clicar em apagar. Isso ajuda a melhorar o desempenho do seu dispositivo, especialmente se o armazenamento estiver no limite.

Transfira as fotos para um PC – Com o tempo, acumulamos uma grande quantidade de fotos em nossos aparelhos. Às vezes, até nos esquecemos que as imagens estão lá. Como as fotografias são arquivos grandes, transferi-las para um computador, um HD ou um serviço de nuvem é uma boa pedida. Dica: Dropbox, Google Drive e OneDrive criam cópias das suas fotos automaticamente. Usando algum desses apps, você pode apagar os arquivos do seu aparelho (mas aguarde até que a sincronização termine).

Faça uma faxina nos apps – Os aplicativos gratuitos são maioria e, por isso, baixamos muitos. Talvez demais. Sendo assim, vale a pena fazer uma faxina no seu smartphone. Usamos, em média, 27 apps por mês, segundo um estudo da Nielsen. Um método interessante de seleção é avaliar quais você não usou nos últimos dois meses. E fique de olho nos games, eles costumam ser bastante pesados.

Use a nuvem – A computação em nuvem ajuda muito a liberar espaço no seu aparelho Android especialmente se você tiver uma rede Wi-Fi sempre por perto. Como no YouTube, os arquivos ficam guardados no servidor de uma empresa e você pode acessá-los sempre que precisar, desde que esteja conectado à web. Os já mencionados Dropbox, Google Drive e OneDrive são opções interessantes que oferecem armazenamento gratuito na nuvem.

Adote serviços de streaming – O streaming nada mais é do que a transmissão de arquivos via internet para o seu smartphone. Algumas empresas transformaram isso em negócios e cobram para que você ouça músicas e veja vídeos sem precisar ser um usuário de torrents ou downloads irregulares — que geram arquivos que pesam na memoria do seu aparelho. Alguns exemplos são: Google Play Music, Deezer, Spotify, Rdio, Netflix e Crackle (este último é gratuito).

photo credit: jepoirrier via photopin cc

Exit mobile version