Ler na tela do computador ou no notebook pode ser cansativo, especialmente no caso de textos longos. Foi pensando nesse tipo de conteúdo que empresas como a Amazon lançaram os e-readers, dispositivos que podem ler livros digitais, os e-books. Na tela de produtos como o Kindle é utilizada uma tecnologia diferente da retroiluminação LED normalmente vista em monitores comuns.
Chamada e-ink, e conhecida em português como papel eletrônico, ela traz duas vantagens para quem usa um e-reader: uma longa duração de bateria e um display que cansa menos os olhos do leitor, permitindo-o a consumir conteúdos longos.
Complementando todo seu esforço na criação do Kindle, a Amazon oferece um plugin chamado “Send to Kindle”, cujo nome em inglês é bastante literal: “Mande para o Kindle”. Instalando-o no seu navegador de internet, é possível mandar um texto longo direto para o seu leitor digital com apenas um clique.A versão para Google Chrome você encontra aqui e a para Mozilla Firefox ,aqui.
Após a rápida instalação, será preciso verificar a sua conta na Amazon. Ela precisa estar com o e-mail correto configurado, afinal, é por meio dele que os textos chegarão ao Kindle (ou seja, é necessário estar conectado a uma rede Wi-Fi para que os novos conteúdos sejam sincronizados). Para isso, faça login no site da companhia e vá em “Sua conta”, depois clique em “Gerenciar conteúdo e dispositivos”.
Após isso, vá até a aba “Seus Dispositivos” e, caso queira garantir que tudo esteja correto, confirme se o endereço que aparece quando o Kindle está selecionado é mesmo que você usa para mandar arquivos no formato PDF para ele. Aliás, caso você não saiba, o Kindle pode receber arquivos nesse formato via e-mail, e exibi-los da melhor forma possível, desde que o assunto seja “converter”.
Enfim, é isso. O plugin é gratuito e ajuda bastante a ler textos longos – e talvez até poupe um pouco a bateria do seu notebook.
Glauberto De Queiroz Júnior
Muito massa essa possibilidade. Tenho um Kindle Paperwhite há pouco mais de um ano e não conhecia essa função, a partir de agora pretendo utilizar bastante. /