Digamos que você comprou um smartphone ou um relógio inteligente que é resistente à água. Talvez você seja o tipo de pessoa que é jogada na piscina com frequência, talvez seja só um tanto desastrada e deixe eletrônicos cairem na água. Mas você pode ter comprado um produto com essa proteção para fotografar embaixo d’água ou tentar bater o seu recorde no Flappy Bird durante um mergulho. Se você se identificou com a última hipótese, o texto a seguir foi escrito especialmente para você.
A primeira coisa que você precisa entender é que um aparelho resistente à água não está totalmente imune à entrada de água. Entre smartphones e relógios, as fabricantes normalmente oferecem ao mercado produtos que não podem permanecer submersos por mais de trinta minutos. A profundidade máxima, independentemente de quanto tempo o dispositivo passar lá, é de um metro.
Isso acontece porque as empresas de tecnologia conseguem promover suas criações como “resistentes à água” quando elas se enquadram nos padrões da Comissão Eletrotécnica Internacional. É por isso que aparece escrito na caixa dos smartphones que eles têm certificação IP, que significa “Ingress Protection”. Cada produto ganha uma nota de acordo com o nível de proteção contra a intrusão de poeira (partícula sólida) e de água.
Por exemplo, o smartphone Samsung Galaxy S5 conta com a certificação IP 67. O número “6” está relacionado ao grau de proteção do produto contra a entrada de poeira. Essa escala vai de 1 a 6. Ou seja, dá pra levar esse celular para a praia sem dor de cabeça. Agora, o número 7 se refere ao nível de resistência à água. Essa escala vai de 1 a 8.
Um smartphone que pode passar mais tempo submerso do que o Galaxy S5 é o Sony Xperia Z3. Sua certificação é máxima, ou seja, IP68. Com isso, o produto pode ser mergulhado a até 3 metros de profundidade por um período superior aos 30 minutos do IP 67. No entanto, esse período é determinado pelas fabricantes de hardware, portanto, ele não é padrão. Na prática, o Z3 é a melhor opção para quem quer levar o celular para baixo d’água.
Mas esse aparelho não é a melhor opção no quesito custo-benefício. Confira algumas alternativas a seguir:
– Sony Xperia Z1
– Sony Xperia Z2
– Sony Xperia Z3
– Sony Xperia M2 Aqua
– Samsung Galaxy S5
– Samsung Galaxy S5 Active
iPhone
Se você não abre mão de usar o smartphone da Apple, o iPhone, não tem problema. Você só precisará gastar um pouco mais e adquirir uma caixa estanque. O Digital Trends publicou, em março, uma galeria de imagens mostrando algumas opções para o iPhone 6, como a Hitcase Pro for iPhone 6, vendida por cerca de 100 dólares, e a Vansky Universal Waterproof Case, de 15 dólares. Ambas permitem levar os iPhones 6 para qualquer piscina e até mesmo para o mar.
Agora, se você ficou pensando em bater o seu recorde no Flappy Bird antes de ficar sem ar, uma triste notícia é que telas sensíveis ao toque param de funcionar embaixo d’água. Mas dá pra jogar Zoombie Highway, que tem controles baseados em movimento.
Michael Beepat
Eu tenho um Z3 e uma coisa que não funciona e essa “a prova d’agua”, por um simples erro de engenharia do produto, a vedação do local que carrega o celular é feito com uma borracha e com o uso normal para carregar o celular essa borracha se esgasta quebra, então o “a prova d’agua” do Z3 teve validade de 2 meses para mim… Não adianta mandar concertar, vai ficar 3 meses na assistencia e o celular com a borracha recuperada volta com a informação que a proteção para água não existe mais. No resto o Celular é perfeito.
Asus anuncia notebook mais caro do que o MacBook no Brasil > - Sei Tudo
[…] O gadget tem configuração de hardware topo de linha e características incomuns em um produto deste tipo. Ele vem com sensor de impressões digitais para desbloqueio de tela, localizado no trackpad, e ainda tem resistẽncia contra água e poeira segundo a certificação IP 67. […]
Asus anuncia notebook mais caro do que o MacBook no Brasil: - Sei Tudo
[…] O gadget tem configuração de hardware topo de linha e características incomuns em um produto deste tipo. Ele vem com sensor de impressões digitais para desbloqueio de tela, localizado no trackpad, e ainda tem resistẽncia contra água e poeira segundo a certificação IP 67. […]