Site icon Tec Dica

Usar papel de parede preto ajuda a economizar a bateria do celular

Muitos ainda são os mitos amplamente divulgados sobre as baterias de íons de lítio que dão energia ao seu smartphone. Ainda tem gente que, por exemplo, acredita que a bateria “vicia” quando não temos tempo de dar uma carga completa a ela, como acontecia com as bateria de níquel, que precisavam que a carga se esgotasse antes de uma nova recarga, ou elas sofreriam com o efeito memória. Caso não tenha ficado claro, não, o efeito memória não acontece mais há alguns anos. Mas uma coisa é certa: se a tela do seu celular tem tecnologia Oled, usar um papel de parede preto é a melhor coisa que você pode fazer pela sua bateria.

Ainda muitos aparelhos usam tecnologia de retroiluminação LED, ou seja, as telas têm suas malhas de pixels que recebem as luzes emitidas por pequenas lâmpadas que ficam atrás do painel. Para que seja possível que enxerguemos cores, essa iluminação passa pelo filtro de Bayer. É ele que nos faz ver as 16,7 milhões de cores que todas as fabricantes estampavam com destaque nas caixas dos seus eletrônicos há alguns anos.

Com isso, os tons pretos também recebem iluminação, mesmo que indiretamente. No entanto, isso não acontece nos displays com tecnologia Oled. Por quê? O LED é o um diodo emissor de luz, enquanto o Oled é um diodo emissor de luz orgânico. Ou seja, há carbono em sua composição química. Isso dá ao diodo uma característica essencial para que tenhamos uma boa duração de bateria em aparelhos com displays Oled: a capacidade de emitir luz própria.

Basta que haja uma corrente elétrica passando pelos diodos para que eles se iluminem em milhões de cores e com intensidade o suficiente para dispensar a necessidade da retroiluminação LED. Com isso, A necessidade da energia gasta nas lâmpadas do backlight é menor, já que uma camada, o filtro de Bayer, é eliminado do processo.

E os pontos que são pretos representam pixels que não recebem luz alguma. Não é necessário que haja ativação de lâmpadas para que você possa enxergar o que há na sua tela, o que implica economia de bateria.

É por causa disso que a Motorola criou o Moto Display, que mostra as notificações que chegam no aparelho em uma tela toda preta.

Se você não sabe se o seu smartphone tem tela com tecnologia Oled, uma rápida pesquisa na internet lhe dará a resposta. Veja a seguir alguns aparelhos que contam com esse tipo de display:
Motorola Moto X
Motorola Moto Maxx
Lumia 930
LG G Flex e G Flex 2
Samsung Galaxy A3
Samsung Galaxy A5
Samsung Galaxy A7
Samsung Galaxy S6 e S6 Edge
Samsung Galaxy Note 4

Uma ressalva: o LG G4 utiliza uma tecnologia de iluminação que, pode se dizer, é similar ao Oled, mas o processo de geração de imagem é substancialmente distinto. Caso você queria saber mais sobre ele, você pode conferir o vídeo a seguir.

Exit mobile version