Site icon Tec Dica

Site chinês tem opção de baixo custo para o Apple Watch

Se você não tem 10 mil dólares sobrando para comprar um Apple Watch de ouro, você provavelmente vai considerar um smartwatch mais barato que ofereça funções similares. Uma opção, neste caso, é o relógio inteligente W8, que tem compatibilidade com sistemas Android e iOS. À venda na Gear Best, uma loja chinesa que não cobra frete para o Brasil, o produto sai por 41 dólares, algo como 143 reais (com este cupom o produto sai por 28,99 dólares: GBW8. Basta inseri-lo no ato da compra).

O W8 tem muitas das funções presentes no Apple Watch. Ele conta com um pedômetro, que detecta a sua movimentação durante o dia e até mesmo durante a noite. Ou seja, você pode ter uma estimativa de quanto caminhou, quantas calorias gastou ao longo do seu dia e também saber como anda a qualidade do seu sono (se ele anda tranquilo ou muito agitado).

Ao trabalharmos em escritórios, é normal que nos esqueçamos de levantar e caminhar em intervalos regulares — algo que faz bem à saúde. Se isso acontecer com você, o W8 emite um alerta para que você vá se mover um pouco.

A tela de 1,54 polegada do W8 tem resolução de 240 por 240 pixels, formando um quadrado. O display conta com a tecnologia Thin Film Transistor, que consiste na disposição de transistores ao longo da malha da tela que controlam a passagem de luz. A interação com o relógio é feita por meio de um botão físico, ao estilo da coroa do Apple Watch.

O pareamento com o celular acontece por Bluetooth, que tem alcance aproximado de 20 metros em um ambiente livre de barreiras. Com isso, o W8 também funciona como uma forma de te avisar caso você esqueça o smartphone em algum lugar, o que é ótimo para quem não tem a melhor memória do mundo.

Há também outros recursos nesse smartwatch, como um modo avião para poupar bateria, uma calculadora, um aplicativo para ver a previsão do tempo, gravador de voz, câmera de 0,3 MP, rádio FM, cronômetro e calendário. Mas o que mais chama a atenção no produto é o suporte para a rede GSM. Com isso, você pode inserir um chip de operadora nele e fazer ligações sem precisar ter o seu smartphone por perto.

O fato de haver uma câmera em um relógio pode parecer estranho, mas esse recurso pode ser benéfico caso, por exemplo, você aviste algo que mereça ser registrado quando sair para correr sem o celular no bolso. Por outro lado, o W8 também conta com uma função que permite ao usuário controlar o disparo da câmera do smartphone à distância.

Em termos de configuração de hardware, o produto tem 128 megabytes de RAM e 64 megabytes de armazenamento interno, que pode ser expandido por meio de um cartão TF de até 8 gigabytes.

A bateria do relógio inteligente é de 380 mAh e a fabricante promete 100 horas de autonomia de carga em stand by (apesar de não informar quanto tempo dura a bateria em uso moderado ou intenso). Já a sua pulseira é feita de silicone, um material maleável e ergonômico, essencial para um produto que quer monitorar você durante o sono. As cores do aparelho disponíveis para a compra são vermelha, marrom e branca.

A essa altura, você deve estar se perguntando: o produto é da China, tem software em português? E a resposta é: sim. Basta alterar a opção de idioma no menu do produto.

Considerados esses pontos, o W8 é uma opção interessante de relógio inteligente de baixo custo que pode proporcionar uma experiência de uso interessante. São 143 reais, então, dificilmente você encontrará algo por esse preço no Brasil. Por isso, fica a dica de comprar na Gear Best.

Como sempre, vale o aviso: existe a possibilidade de você ser taxado pelo governo brasileiro. Se isso acontecer (o que é sempre é uma roleta russa), você terá que pagar 60% a mais do que pagou pelo smartphone. Só que mesmo que isso ocorra, você será o proprietário de um smartwatch que terá custado menos de 500 reais.

Exit mobile version