A consultoria de audiência comScore divulgou uma lista dos 25 aplicativos mais usados nos Estados Unidos. O levantamento mostra que pouca coisa mudou nos últimos tempos. O Facebook e o Google continuam a ser os principais donos de aplicativos no mercado americano. O Google detém cinco do que estão no top 10 (YouTube, Google Search, Google Play, Google Maps e Gmail), enquanto o Facebook é responsável por dois (Facebook e Instagram) .
A dominância do Google nesse segmento se dá por um motivo muito simples: todos os celulares com sistema Android vêm com os apps mencionados na lista da comScore pré-instalados. O Facebook também mantém alguns acordos com operadoras de telefonia móvel para colocar os seus aplicativos nos aparelhos, mas a empresa tem também a vantagem de ter mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente em sua rede social (algo que o Google nem sonha ter no Google+) e mais de 300 mil no Instagram.
Algo curioso de se notar nessa lista é que os jogos não aparecem. O mais intrigante é que os games são responsável por 11% do tempo que os americanos passam usando o smartphone. Mas poucos games atingiram um sucesso retumbante de longo prazo nos celulares. Basta lembrarmos de Flappy Bird, que atingiu um hype explosivo no início de 2014 e agora pouco se fala (ou se joga) sobre ele. Alguns dos games mais populares no longo prazo são Words With Friends, Trivia Crack e Clash of Clans.
Mais duas coisas para se notar: O YouTube é o líder disparado no mercado de vídeos na web, apesar da Netflix ter seu app na lista como o mais popular entre os que requerem assinatura mensal. O Snapchat ainda tem um longo, longo caminho a percorrer se quiser tomar a liderança do Google nessa área.
O último detalhe que merece atenção é: onde está o WhatsApp?
Aplicativos de mensagens que substituem SMS não são muito populares nos Estados Unidos. Isso porque os iPhones têm preços muito mais baixos do que no Brasil (e em vários outros países) e, por conta disso, o iMessage – que também é gratuito, mas só entre iPhones – é muito usado.