Se você mora no Brasil, é pouco provável que conheça a OnePlus, a não ser que você seja apaixonado por tecnologia. A OnePlus é uma empresa chinesa que foi fundada em dezembro de 2013 pelo ex-vice presidente da Oppo Pete Lau e por Carl Pei. No ano passado, ela lançou o smartphone chamado One, que ganhou destaque na imprensa especializada por ser um aparelho extremamente potente. Nos benchmarks, o aparelho deixou para trás concorrentes de peso da Huawei, Samsung e Sony.
Neste ano, a novidade é o OnePlus 2, um smartphone ainda mais potente que o anterior. O gadget tem processador Qualcomm Snapdragon 810 octa-core (Quad-core 1.56 GHz Cortex-A53 & Quad-core 1.82 GHz Cortex-A57) e 4 GB de memória RAM. A maior parte dos smartphones lançados nos últimos dois anos conta com apenas 1 GB de RAM, o que dá dimensão do poder de fogo do OnePlus 2.
A tampa traseira do aparelho é removível, apesar da bateria ser fixa. Isso permite que você compre novas capinhas para o produto para ter opções de design — o que é especialmente importante se você pretende ficar com o aparelho durante um ano ou mais.
Uma das inovações mais interessantes é que o OnePlus 2 utiliza o USB Type-C. Esse conector ainda meio futurista será o padrão de mercado dentro de pouco tempo. Ele permite transferir dados numa velocidade maior do que a do microUSB e, o melhor, não há lado errado na hora de plugar o cabo no aparelho. O conector é reversível, assim como o conector Lightning, utilizado pela Apple no iPhone e no iPad.
Ainda sobre design, o OnePlus 2 tem uma coisa incomum nos smartphones Android: um botão de volume que configura perfis sonoros. São três modos, um que permite ao sistema emitir sons para todas as notificações, outro somente para as prioritárias e um último que o coloca no mudo. Esse tipo de recurso facilita a mudança de perfil sonoro, já que o usuário sequer precisa saber onde ficam os controles de volume no sistema.
Falando em software, o OnePlus 2 conta com o Oxygen OS, uma interface personalizada do Android. Há uma série modificações interessantes do sistema e você pode conferir mais detalhes no post do Phone Arena.
Se você é fã de smartphones com tecnologia de ponta, como o Galaxy S6, da Samsung, você também estaria bem servido por um OnePlus 2. O gadget conta com um leitor de impressões digitais que permite usar o seu dedo no lugar de uma senha para desbloquear o aparelho, assim como acontece no seu concorrente sul-coreano.
E quando o assunto é foto, o OnePlus 2 não deixa a desejar. Seu sensor de 13 MP na câmera principal conta com flash LED duplo, que ajuda não só a melhorar a qualidade de imagens em ambientes escuros, mas também a conseguir maior fidelidade de cores. Os vídeos com essa câmera são gravados em 4K.
As câmera frontais têm cada vez mais importância no dia a dia, já que as selfies vieram para ficar (ao menos, por alguns anos). Por isso, o aparelho tem câmera dianteira de 5 MP, que ajuda a tirar fotos com qualidade em ambiente iluminados. Os vídeos são filmados em Full HD.
À venda na Gear Best, uma loja chinesa que tem frete grátis para o Brasil, o OnePlus 2 sai por 456,89 dólares (1 651,77 reais, na cotação atual) 499 dólares (1 795 reais, na cotação atual) se você inserir este cupom no momento da compra: PLUSTWO64GB. O preço final é parecido com o de smartphones concorrentes vendido por aqui, mas sua qualidade certamente é superior. Para quem gosta de celulares potentes, certamente o OnePlus 2 é o aparelho certo.
Aviso: Existe a possibilidade de você ser taxado pelo governo brasileiro. Se isso acontecer (o que é sempre é uma roleta russa), você terá que pagar 60% a mais do que pagou pelo smartphone. Só que mesmo que isso ocorra, você será o proprietário de um smartphone que terá custado (bem) menos do que um iPhone 6.