Colocar uma senha de desbloqueio é algo que ajuda a proteger o seu smartphone Android de bisbilhoteiros e ladrões. Mas quando você acabou de trocar o padrão, talvez, você tenha se esquecido dele depois de alguns instantes. O sistema faz de tudo para que você não consiga acessar os dados do aparelho, já que a segurança do consumidor é de extrema importância. Então, o que fazer nesse caso?
No Android 4.4 ou em alguma versão inferior, o Google traz uma opção para quem esqueceu a senha. Ela aparece após três tentativas mal-sucedidas. O jeito. então, é fazer login com a sua conta Google.
Agora, se você usa um sistema Android 5.0 Lollipop ou superior, a coisa fica um pouco mais complicada. Não há mais o recurso de desbloquear o smartphone com o seu Gmail. Uma solução que pode te salvar é o Smart Lock, uma função desse novo sistema do Google que mantém o celular livre de senhas quando um dispositivo Bluetooth estiver conectado. Pode ser fones de ouvido, pulseira inteligente ou smartwatch. Mas, claro, a configuração do Smart Lock deve ter sido feita antes da perda da senha.
Em aparelhos Samsung, há mais uma chance de desbloquear a tela. Você pode fazer login na sua conta no site Samsung Find My Mobile e usar o recurso chamado “Unlock my screen” para desbloquear a sua tela por meio da internet.
Se você não tem um Samsung e seu aparelho está com o Android Lollipop, bate um desespero: o que fazer então?
O jeito de resolver isso é perdendo boa parte dos seus dados (temporariamente). Antes de mais nada, conecte o smartphone a um computador e salve tudo que puder (ou quiser). Feito isso, é hora do reset de fábrica. O método varia de aparelho para aparelho, mas certamente há informações disponíveis na web sobre qualquer modelo de smartphone.
O reset de fábrica, hoje em dia, não é tão ruim quanto parece. Salvando seus dados previamente, o próprio Google já tem o backup da sua agenda de contatos e seus aplicativos atualmente instalados ficam guardados na sua conta na Play Store. É só ir até a aba Meus Aplicativos da loja e selecionar os apps a partir de uma lista de tudo que você já instalou.
Fora isso, se você não tem uma memória muito boa, talvez seja uma boa ideia anotar a senha nova em um post-it e guardá-la durante alguns dias até decorá-la.
O que fazer se você esquecer a senha do seu smartphone Android | Avalanche
[…] Fonte: TecDica […]
Andre Uhlrich
bacana