A Samsung lançou neste ano o smartphone Galaxy A5 2017, com preço sugerido de 2.099 reais. Ele tem uma série de novidades em relação ao seu antecessor, incluindo uma mudança no padrão de carregamento. Agora, o aparelho não tem mais um conector microUSB, e, sim, um USB Type-C.
Esse conector é reversível, como o Lightning do iPhone. Com isso, ele pode ser colocado no celular de qualquer jeito, não há apenas um lado correto. Já falamos antes sobre os benefícios do USB Type-C e ele deve ser o padrão adotado por todas as fabricantes de dispositivos Android nos próximos anos.
Porém, toda mudança desse tipo nos gera um problema: compatibilidade com acessórios antigos. Grande parte dos carregadores e baterias portáteis, por exemplo, tem o conector microUSB. Isso dificultaria a vida de quem comprar um Galaxy A5 ou Galaxy A7 de 2017. Mas a Samsung previu o problema e tomou uma decisão acertada que vai poupar o seu dinheiro: ela colocou um adaptador microUSB-USB Type-C na caixa dos produtos.
Parece uma coisa muito boba, mas não é a coisa mais fácil do mundo encontrar carregadores e cabos nesse novo padrão por aqui atualmente. Claro que você sempre pode recorrer aos sites da China, mas será preciso esperar um bom tempo até que a encomenda chegue à sua casa. No Brasil, os preços são de 10 a 30 reais, em média.
Não escrevo este texto só para bajular a Samsung, mas, sim, para falar de algo que todas as fabricantes que querem empoderar seus clientes com tecnologia precisam fazer: dar opções aos consumidores. A Apple, por exemplo, tirou muitos conectores dos seus aparelhos recentemente e, em alguns casos, não ofereceu soluções tão simples quanto essa da Samsung. Outras fabricantes de hardware seguiram os mesmos passos e obrigaram os usuários a comprar adaptadores.
Quando você espera que as pessoas façam um upgrade, o mínimo que você pode fazer é tornar a experiência da mudança menos impactante. E, sim, um adaptador de 10 reais pode fazer isso.
mrkbsb
Onde consigo comprar desses adaptadores DA SAMSUNG, ja que os xing lings vendidos no mercado livre não prestam?