Site icon Tec Dica

Este é o acessório mais útil do Samsung Galaxy A5 – e ele vem na caixa

Galaxy-A5-Samsung-smartphone-celular-2017

A Samsung lançou neste ano o smartphone Galaxy A5 2017, com preço sugerido de 2.099 reais. Ele tem uma série de novidades em relação ao seu antecessor, incluindo uma mudança no padrão de carregamento. Agora, o aparelho não tem mais um conector microUSB, e, sim, um USB Type-C.

Esse conector é reversível, como o Lightning do iPhone. Com isso, ele pode ser colocado no celular de qualquer jeito, não há apenas um lado correto. Já falamos antes sobre os benefícios do USB Type-C e ele deve ser o padrão adotado por todas as fabricantes de dispositivos Android nos próximos anos.

Porém, toda mudança desse tipo nos gera um problema: compatibilidade com acessórios antigos. Grande parte dos carregadores e baterias portáteis, por exemplo, tem o conector microUSB. Isso dificultaria a vida de quem comprar um Galaxy A5 ou Galaxy A7 de 2017. Mas a Samsung previu o problema e tomou uma decisão acertada que vai poupar o seu dinheiro: ela colocou um adaptador microUSB-USB Type-C na caixa dos produtos.

Parece uma coisa muito boba, mas não é a coisa mais fácil do mundo encontrar carregadores e cabos nesse novo padrão por aqui atualmente. Claro que você sempre pode recorrer aos sites da China, mas será preciso esperar um bom tempo até que a encomenda chegue à sua casa. No Brasil, os preços são de 10 a 30 reais, em média.

Adaptador microUSB para USB Type-C

Não escrevo este texto só para bajular a Samsung, mas, sim, para falar de algo que todas as fabricantes que querem empoderar seus clientes com tecnologia precisam fazer: dar opções aos consumidores. A Apple, por exemplo, tirou muitos conectores dos seus aparelhos recentemente e, em alguns casos, não ofereceu soluções tão simples quanto essa da Samsung. Outras fabricantes de hardware seguiram os mesmos passos e obrigaram os usuários a comprar adaptadores.

Quando você espera que as pessoas façam um upgrade, o mínimo que você pode fazer é tornar a experiência da mudança menos impactante. E, sim, um adaptador de 10 reais pode fazer isso.

Exit mobile version