A bateria é um ponto que une a aflição de todos os usuários de smartphones, seja você fã de Android ou de iPhone. Ter um carregador sempre por perto é uma necessidade de pessoas que, como eu, usam muito o celular. Tem vários joguinhos, apps de mensagens e infinitos vídeos na Netflix e no YouTube que roubam nossa atenção do mundo a nossa volta. Usar o smartphone hoje é algo que consome boa parte dos nossos dias, talvez passemos um total de três ou quatro horas olhando para a tela sem nos darmos conta disso.
Algo que adotei recentemente foi um carregador sem fio para o meu aparelho Android da Samsung. Ele não é um item necessário para o meu dia a dia, é mesmo um conveniente acessório supérfluo. Porém, colocar o aparelho para carregar me poupa agora alguns segundos do meu dia, que eu posso usar para, por exemplo, ter a ideia de escrever um texto ou mandar uma mensagem para alguém importante.
Quando o smartphone está à minha frente enquanto trabalho, sua bateria é carregada e, ao mesmo tempo, posso pegá-lo a qualquer momento sem que ele esteja preso a um cabo. Isso também evita problemas de usabilidade no longo prazo. Você provavelmente conhece ou já ouviu falar de alguém que teve de trocar de aparelho ou mandá-lo para o conserto porque o conector de energia estava danificado, não é mesmo?
Ter um carregador sem fio, porém, tem uma limitação claro. A transferência de energia é mais lenta, ainda que ele seja no padrão Fast Charge. A energia que vem da sua rede elétrica passa muito mais rápido para seu celular via cabo comum com um carregador de amperagem alta, comum em produtos da Samsung e da Motorola. Por exemplo, meu smartphone vai de zero a 100% em 1h30 na tomada e leva pouco mais de duas horas para fazer o mesmo em um carregador sem fio Fast Charge.
Vale ressaltar que nem todos os smartphones têm suporte para a recarga wireless. O iPhone, por exemplo, não tem. Os aparelhos da Motorola também não. Praticamente apenas aparelhos sofisticados da Samsung e da LG têm suporte para esse padrão de carregador futurístico.
O preço do carregador sem fio não é tão conveniente quanto seu uso, ele custa 260 reais. O lado bom é que ele adota um padrão popular de conexão, o que significa que seu próximo smartphone também será compatível com o acessório.
Resumindo, vale a pena ter um carregador sem fio? Talvez sim, talvez não. Tudo depende do quanto você se importa com os segundos de conveniência que você ganhará e com o quanto você é fã de tecnologia – eu, particularmente, acho o acessório muito legal, ainda que seja um luxo.
Debora Castro
sou leiga no assunto, poderiam me explicar se há problema para o celular pois ficaríamos tirando o celular toda hora da base para atender ligação ou responder uma mensagem… já que com o cabo não desligaríamos a carga. Esse processo de ficar retirando o celular todo instante da base, prejudica o celular, ou bateria? Tenho um S8+ e veio com este carregador sem fio, porém fico com receio de usar. Novamente informe que sou leiga no assunto, por isso a duvida.
Lucas Agrela
Oi, Debora, não há grandes evidências de que tirar e colocar o aparelho no carregador em intervalos de tempo pequenos seja prejudicial, apesar da inconveniência.
De todo modo, seria melhor deixá-lo lá até que atinja 80% de carga, conforme falamos neste outro post sobre a duração de baterias de smartphones no longo prazo: https://tecdica.com.br/2017/08/07/este-e-o-melhor-app-para-fazer-a-bateria-do-seu-celular-durar-mais/