Este post não tem relação com tecnologia, mas tem relação direta com o que nos torna humanos, responsáveis por toda a tecnologia do planeta. Em 2015, li um texto em inglês lá no Tumblr aaronbleyaert. Ele é um ótimo guia para a perda de peso, tanto que resolvi traduzi-lo e publicá-lo aqui. Vale a pena que exista um registro desse método de emagrecimento em língua portuguesa. Boa leitura.
Eu passei o último ano perdendo 40 quilos e ficando em forma. Muitas pessoas me perguntaram como eu fiz isso, detalhes como a dieta que eu fiz, quantas vezes na semana eu malhei, etc, etc. Então eu pensei em responder a todas essas perguntas com instruções passo a passo sobre como eu consegui chegar até aqui… EM APENAS 4 SIMPLES PASSOS! Está preparado? Então, vamos lá!!!
1)Nada de cerveja
Esse passo é importante, e você provavelmente já ouviu isso antes. Todas as vezes que você bebe uma cerveja, é como se estivesse comendo sete fatias de pão. E isso é pão pra caramba.
2) Controle as porções
Isso é especialmente verdade quando você come em um restaurante. Um bom truque para quando a sua refeição chega é cortá-la na metade e pedir um prato adicional, para que você possa guardar o restante para depois — melhor ainda, se você começar comendo carne magra e vegetais, você vai emagrecer em pouco tempo.
3) Tenha seu coração partido
E não só quebrado, estilhaçado até o último caco por uma garota que nunca te amou e nunca amará. Entre na academia perto do trabalho. Comece a ir lá com regularidade, e, apesar de não saber muito sobre exercícios e estar tão fraco que você não consegue levantar nenhum peso com mais de três quilos e usar o elíptico com as pessoas mais velhas, faça isso até que o seu suor faça uma poça no chão. Então, vá para casa e deite-se cedo e faça o mesmo no dia seguinte. E no seguinte. E no seguinte.
Ouça histórias sobre a sua ex-namorada transando por aí com pessoas grosseiras e terríveis histórias de amigos que pensam que estão fazendo um favor. Vá para a academia e faça mais poças de suor. Compre livros.
Aprenda mais sobre diferentes grupos musculares e como eles funcionam juntos. Comece a comer de maneira saudável. Aprenda mais sobre nutrição. Planeje sua semana de refeições. Tente se esquecer dela.
Uma noite, vá até o topo do estacionamento e vá até a parte de trás. Olhe para as luzes dos arranha-céus do centro da cidade de Los Angeles e pense que cada uma daquelas luzes de escritório representa uma pessoa. Tente imaginar como elas se sentem. O que elas estão fazendo neste momento, se elas sentem falta de alguém especial, se elas se perguntam se alguém especial sente falta delas. Então, perceba que a maioria daquelas luzes estão provavelmente iluminando escritório sem ninguém, exceto por um ou dois seguranças. Perceba que você está sozinho e olhando para o vazio.
Suba o colarinho da sua camisa para se proteger do frio, dirija para a sua casa e jante uma peça de peito de frango com legumes no vapor. Vá dormir, Vá trabalhar. Vá para a academia. Sue.
Compre uma balança. Determine uma meta de peso. Imagine que essa meta é um farol no topo da montanha. Você está no vale, no escuro. Fale com ela no trabalho. Note a forma estranha como anda sobre saltos altos ou o seu sorriso sem graça quando ela olha para você. Sinta algo apertar no seu peito. Pense na academia e em qual grupo muscular você vai treinar nesta noite.
Suba na esteira. Force a si mesmo a andar a 6,4 kmh, depois a 7 kmh. Depois a 9,6. Corra rápido ao ponto de pensar que você vai morrer. Atinja 16 kmh. Reze pela morte. Pense em como ela faz você se sentir. Encontre a força para continuar.
Numa noite, bem tarde, cometa o erro de olhar as fotos dela no Facebook e no Instagram. Sinta-se tão mal quanto você jamais imaginou. Remova-a da sua lista de amigos e tente se esquecer do que viu. Ela está fazendo com outras pessoas coisas que você pediu para ela fazer com você. Ela está se divertindo sem você, e você está desperdiçando a sua vida ouvindo Taylor Swift no repeat e fazendo poças de suor no chão da academia.
Assista a sua vida reduzida a quatro coisas: 1) Trabalho; 2) Academia; 3) A comida que você consome; 4) Dormir. Ela usa o colar que você comprou para ela e e diz a você que ela o ganhou de “alguém muito especial”. Nesta noite, você descobre que a música “Angel of Death”, do Slayer, é perfeita para ouvir enquanto você faz agachamentos.
Comece a fazer amigos na academia. Vince e você se encontram às quartas-feiras. Chase e você se encontram às sextas. Você se acostuma a cumprimentar as pessoas com meneadas de cabeça e soquinhos — Já que é assim que os ratos de academia se cumprimentam. Trabalho, academia, comida, sono. De novo e de novo. Mais poças de suor. Mais soquinhos.
Você corre centenas de quilômetros e levanta centenas de quilos.
Você começa a ver novas pessoas malhando e percebe que você fez algo que não pensou que fosse possível. Você se tornou um dos regulares. De vez em quando, você é o último a sair da academia. Por isso, decide chegar lá mais cedo, mas seus exercícios passam de uma hora para 90 minutos ou duas horas. Agora, você é sempre o último a sair. Você corre. Você levanta pesos. Você faz mais poças de suor.
Seu corpo muda devagar, então muda de uma vez — você está musculoso e magro. Você atinge aquela meta de peso, escolhe uma nova e a atinge de novo. Você sai para comprar roupas novas. Você recebe vários e vários elogios. Sua ex fala para você que ela está saindo com outra pessoa. Seu peito aperta. Você se sente exausto.
Nesta noite, você vai para a academia. Ouve todas as músicas favoritas dela. Você corre mais e levanta mais peso do que você pensava que o seu corpo fosse capaz. Essa é uma boa malhação. Ela te deixa entorpecido. Vá para casa e coma peito de frango com legumes no vapor. Vá dormir. Sonhe com uma poça preta e sem fundo.
Você parou de beber álcool meses atrás, então agora quando você vai a bares ou festas, você não fala com ninguém novo. Mas com o seu novo corpo e as suas novas roupas, mulheres lindas dão em cima de você constantemente. Uma vez, uma mulher literalmente chega até você, diz que acha que você é bom de cama e entrega um guardanapo com o número de telefone dela. Enquanto ela fala com a mão dentro da sua camisa, tudo que você consegue pensar é em quanto você precisa superar seu próprio tempo na corrida do parque perto da sua casa. Nessa noite, você chega em casa e procura os melhores tênis para corrida na terra e clica em comprar.
Esses tênis custam centenas de dólares. O número de telefone vai para o lixo.
Há uma garota que você vê muito na academia e que faz sempre os exercícios para as pernas mais estranhos que você já viu. Ela é linda. Você determina que não vai olhar para ela — porque você está sempre preocupado demais em parecer um daqueles caras que ficam encarando mulheres, como aquele cara de camiseta azul que nunca usa roupa de baixo e sempre fica perto da máquina de pulldown –, mas você percebe que essa garota sempre está na academia quando você também está lá, e parece sempre escolher o equipamento ao seu lado. Você aumenta o volume do Slayer e se concentra em aumentar as suas poças.
Sua ex exibe o novo namorado por aí, abertamente ignorando você o tempo todo. Ele é mais alto que você, mais malhado que você, mais bonito que você e — de acordo com o coro grego dos seus amigos em comum — ele vem de berço de ouro. Enquanto você a observa apresentá-lo a todo mundo, exceto para você, você se lembra como os olhos azuis dela se iluminaram na roda-gigante no seu aniversário, ocasião na qual você deu a ela as pulseiras que estão em seu pulso. Você cerra o punho dentro do seu bolso.
Nessa noite, você levanta um peso mais pesado que o seu corpo. Você disfarça, tira uma foto no espelho e manda por e-mail para si próprio com o assunto “Você é um espelho”. No dia seguinte, você fica desgostoso consigo mesmo e apaga a foto.
Você faz poça após poça após poça e come peito de frango e trabalha e dorme e a temperatura aumenta e, então, esfria e você sabe todas as músicas da Taylor Swift de cor e as únicas coisas que existem no universo são você e a academia e, aí, algo diferente acontece: uma noite chega em que você não é a última pessoa a sair.
Estão lá você e a garota que faz os estranhos exercícios para as pernas. Vocês acabam saindo juntos do local.
O nome dela é Melissa e ela trabalha em um prédio perto de você. Ela trabalha lá há dois anos. Ela te chama para jantar na sexta, prometendo uma refeição saudável. Os exercícios para as pernas são Pivoting Curtsy Lunges.
Você começa a ver muito a Melissa, tanto dentro quanto fora da academia. Você não conta a ninguém. Você determina alguns dias de folga da academia — para quando vocês vão jantar e dividir uma sobremesa — e você começa a dormir bem menos. Você supera a fase do Slayer e começa a ouvir Bruce Springsteen. Vince e Chase percebem que você parou de parecer estar rezando pela morte quando corre. Sua ex manda uma mensagem de texto tarde da noite chamando-o para um café, mas você não responde. Você já não se lembra de quando foi a última vez que teve fantasias com poças.
Uma noite, você está levando Melissa até seu carro no estacionamento e ela o parou bem lá em cima, no topo do estacionamento. Ela diz que quer mostrar algo para você e ela pega sua mão e leva você para a parte de trás. Vocês dois ficam ali, parados no escuro olhando para as luzes piscantes dos arranha-céus de Los Angeles.
“Não é lindo?”, ela diz. “Todas aquelas luzes.”
Você diz que sim, é lindo, mas elas o deixam triste. Todas aquelas luzes bonitas não significam nada. Elas estão apenas brilhando em frios e solitários escritórios sem ninguém dentro. Melissa aperta sua mão e diz “sim, cada luz é um escritório vazio – mas eles estão vazios porque as pessoas foram para casa por hoje. Todas essas luzes não são tristes, cada uma é uma pessoa que está em casa, feliz com a pessoa amada. Isso não é romântico?”
Você olha para ela diante daquelas luzes e ela sorri. Algo explode no seu peito.
No fim de tarde de um domingo, quanto você está preenchendo um cheque, você percebe que faz exatamente um ano desde que você começou a frequentar a academia. Você pensa em todos os quilômetros que correu, em todos os quilos que levantou, no frango que você comeu e nas poças que fez. Isso não lhe parece nada mal. Você, então, percebe que não se trata de atingir uma meta de peso, ou de levantar peso. Trata-se de saber esperar. Esperar, ser paciente, e confiar que a vida, aos poucos, vai ficando melhor. Afinal, a mudança requer tempo.
Mas o tempo é tudo que é necessário.
4.) NADA DE SUCO DE FRUTA
Tem muito açúcar!!!