Site icon Tec Dica

Descobri o meu problema com a matemática usando um app

App-Khan-Academy-matemática

Khan Academy é um app de video aulas gratuito e sensacional

Este texto é mais do que um simples tutorial ou dica ou mesmo reportagem. Ele contém uma verdade sobre mim, sobre o que eu aprendi em uma jornada para vencer um dos desafios que me incomodaram nos últimos anos: entender a matemática. Usando o aplicativo gratuito da Khan Academy, uma ONG educacional criada por Salman Khan, eu entendi o motivo de não ter aprendido a matemática como deveria durante meus estudos no nível médio.

O Khan Academy é um aplicativo de videoaulas gratuitas. Muitos conteúdos que estão lá foram dublados para o nosso idioma, em especial o material relacionado a matemática. Estava à procura de um aplicativo gratuito para voltar a estudar a matéria mais de dez anos após a minha formação no ensino médio. O Khan Academy foi a escolha óbvia: ele permitia acesso gratuito ilimitado, download de videoaulas para o celular e, de quebra, era multiplataforma (celular, tablet, PC).

Logo baixei tudo no smartphone e comecei a ver vídeos de álgebra II. Percebi que não conseguia mais acompanhar um nível tão avançado. Então, tomei uma decisão radical e voltei para a sessão de pré-álgebra. Ali, comecei a entender tudo sem dificuldade. A dublagem engraçada e nostálgica do Wendel Bezerra (dublador de Goku, Bob Esponja e Cake Boss) fazia as videoaulas bem leves. Cada vídeo tem duração média de 5 minutos, o que é ótimo pois nos permite aprender enquanto estamos no ônibus, no metrô ou mesmo em casa.

Logo quando dei alguns bons passos para trás, topei com um vídeo do fundador da Khan Academy no TED. Abri-o e assisti. Veja-o a seguir.

Ao ver esse vídeo, tudo se encaixou. Finalmente tinha entendido o motivo de não ter aprendido matemática como deveria. O nosso sistema educacional nos impulsiona sempre para frente, mas raramente nos ajuda a dar alguns passos para trás e entender o que aconteceu. Isso nos força a ter fundamentos fracos para sustentar a casa de conhecimento que é construída em nossas mentes. Por conta disso, por vezes, nos consideramos incapazes ou simplificamos a situação dizendo que não nascemos para isso e ponto. Não é bem assim.

Os conhecimentos em matemática realmente são como tijolos. Se um deles estiver fraco, tudo cai. Com isso, você não deve passar a estudar equações ou logaritmos se não tiver absorvido plenamente pontos básicos e cruciais, como a regra da ordem as operações. Isso coloca tudo a perder.

A matemática é uma ciência exata, o que significa que não há margem para a aprendermos mais ou menos e tentarmos progredir.

Pouco mais de um mês depois da minha empreitada pessoal com o Khan Academy certamente ainda não posso dizer que aprendi a matemática. Mas, finalmente, eu aprendi a aprendê-la.

Exit mobile version