Site icon Tec Dica

Como saber quanto o dinheiro rende no Tesouro Direto

Tesouro Direto Quico Chaves

O Tesouro pode ser a sua melhor escolha para começar a investir seu dinheiro

Se você é novo no mundo das aplicações financeiras, provavelmente vai começar a investir o seu rico dinheirinho na poupança e logo descobrirá que o Tesouro Direto pode ser uma boa ideia para aumentar sua rentabilidade.

Existem diferentes tipos de aplicações no Tesouro Direto. Ele pode ser um prefixado, com valor determinado do resgate na data escolhida. Esse é o tipo mais seguro e conservador de investir—pode ser bom para construir sua riqueza para a aposentadoria, por exemplo.

Você pode também optar pela modalidade que acompanha a inflação, que é o IPCA + uma porcentagem X. Nesse caso, sua rentabilidade pode ser maior no longo prazo, dependendo da situação econômica do país. Se ela for menor, possivelmente será pouca coisa menor do que num investimento prefixado.

Há também o Tesouro Selic. Ele tem o rendimento maior do que o da poupança e é o mais indicado para quem precisa ter acesso fácil ao dinheiro. É o melhor tipo de investimento para colocar a sua reserva de emergência.

Mas atenção: cuidado para não escolher a modalidade de Tesouro Direto com pagamento de juros semestrais. Esse tipo de investimento é recomendado para quem já tem um grande montante de dinheiro e quer ter uma renda a cada seis meses.

Dito isto, vamos responder a sua provável dúvida: quanto o meu dinheiro vai render no Tesouro Direto?

Você pode fazer os cálculos mais específicos com projeções econômicas de consultorias financeiras, como a Empiricus, por exemplo.

O que eu recomendo, pela praticidade e conveniência, é usar a calculadora financeira de aplicações do próprio Tesouro (link aqui).

Nela, você ajusta tudo, quanto vai investir, por quanto tempo e em qual modalidade de Tesouro Direto você vai escolher.

Aliás, para aplicar no Tesouro, você vai precisar de uma corretora de investimentos. A dica que deixo é optar pela Easynvest que não cobra taxas para esse tipo de aplicação e ainda tem aplicativos para Android e iPhone, além de uma versão web com uma interface bem clean.

Aplicativo de finanças

Outra dica importante para ficar de olho nas finanças é usar o aplicativo GuiaBolso, que acessa suas informações bancárias para organizar seus gastos automaticamente.

Qual é o ganho deles nisso?

Bem, além de ficar de olho no fluxo financeiro de milhares de pessoas, eles fazem o intermédio de empréstimos. Muito espertinhos, né?

Em todo caso, recomendo o app deles porque é muito prático mesmo não ter que organizar os gastos naquelas batidas planilhas de Excel.

O GuiaBolso tem versões para Android, iPhone e também para a web.

Tem mais alguma dica sobre Tesouro Direto ou aplicativos de finanças? Conta pra gente aqui nos comentários.

Exit mobile version