O jeito de oferecer conteúdo na internet está mudando a olhos vistos. Sites com dezenas de anúncios pesados e invasivos ficam gradualmente no passado. O próprio Google pede melhores práticas com a publicidade online—e olha que essa é a sua principal fonte de renda. O aplicativo que vou recomendar, porém, não é do gigante das buscas, mas, sim, de um de seus rivais mais proeminentes: a Mozilla.
O aplicativo em questão é o Firefox Focus, que tem um bloqueador de anúncios nativo no Android e no iPhone. Se você acessar o blog usando ele, não verá nenhuma das três posições de anúncios que estão ativas hoje. Isso, de certa forma, prejudica o site. Por outro lado, isso ajuda você.
O nome Focus não é à toa. A ideia é que você não seja distraído por outras coisas que não sejam o conteúdo que está buscando. A propaganda é um problema, especialmente no caso de pop-ups, que saltam à frente de tudo.
O futuro não tem anúncios invasivos, tem anúncios assertivos e programas de afiliados, que beneficiam tanto o leitor quanto o escritor.
Por enquanto, o Tec Dica usa publicidade programática do AdSense. Isso, porém, não vai permanecer assim para sempre. Há outras formas de lidar com o conteúdo na web e sigo explorando possibilidades melhores (aceito sugestões).
Pelo bem da sua experiência de uso, espero que você use o Firefox Focus para acessar o blog. Isso também vai diminuir o consumo de internet móvel, já que não será preciso baixar os anúncios no seu acesso à página desejada.
Particularmente, usava o Firefox no meu aparelho Android como uma opção ao onipresente monitoramento (e monetização em cima dos nossos dados) do Google. Agora, o Firefox Focus assumirá o posto de browser oficial no meu smartphone. Espero que você também faça essa escolha. De verdade.