A Sega anunciou recentemente que diversos de seus jogos clássicos passariam a ser grátis nos smartphones Android e nos iPhones. Ótima notícia, a Sega se adaptou aos celulares, finalmente. No entanto, se quiser jogar Sonic ou Comix Zone por aí, você terá, sim, que pagar.
Os jogos da Sega são monetizados com publicidade. Isso significa que a moeda de troca será a sua privacidade, seus dados pessoais de navegação.
Cada vez que você clicar em um anúncio, a empresa ganha. Cada vez que for forçado a ver uma propaganda, a empresa ganha.
Esse é o velho dilema dos produtos e serviços gratuitos. Para a navegação em sites já há soluções, como o app Firefox Focus ou a extensão para Chrome Disconnect. Tudo de graça. Nos celulares, a coisa não é tão simples assim.
Fora o discurso da privacidade, que pode não te convencer, Sonic e companhia são pagos por mais um motivo importante. Eles precisam de conexão com a Internet o tempo todo.
O motivo? Conseguir exibir a publicidade programática adequada para cada usuário.
Isso tem mais um impacto na sua vida, ou melhor, diretamente no seu bolso.
Os jogos nem gastam tanta Internet assim, mas essa exigência de conexão em tempo integral dificulta a vida de quem quer jogar os games em qualquer lugar, por exemplo, no metrô, durante o trajeto para o trabalho. Aliás, isso também permite que a Sega sempre saiba onde você está.
Ainda que dados de uso sejam coletados de todos os usuários, minha dica é pagar os 7 reais pelo Sonic: The Hedgehog e ter a liberdade de jogar quando quiser e sem precisar ver anúncios de 30 segundos ao mudar de fase. Vai sair mais barato.