Site icon Tec Dica

Este tema chama a atenção em vídeos no Facebook

Facebook-video

Reprodução/Facebook

A cada dia que passa, o Facebook se torna mais parecido com o YouTube do que com outras redes sociais, como o finado Orkut ou o Twitter. Executivos da empresa, inclusive, acreditam que ela será uma plataforma apenas de vídeos dentro de pouco tempo.

Várias marcas viram essa tendência e começaram a apostar na novidade. Um vídeo no Facebook hoje costuma ter muito mais relevância para quem está começando do que no YouTube, onde a competição é mais feroz e há mais foco no conteúdo do que em autopromoção.

O BuzzSumo realizou uma vasta análise de vídeos publicados no Facebook e descobriu algo interessante: comida atrai mais a atenção das pessoas na rede social do que qualquer outro tema. A empresa chegou a essa conclusão ao avaliar 100 milhões de vídeos. O estudo completo pode ser conferido aqui.

Os principais assuntos que interessam as pessoas em vídeos no Facebook são:

– Comida (disparada em primeiro lugar)
– Moda e Beleza
– Animais de Estimação
– Tutoriais
– Comédia
– Jogos
– Tecnologia
– Música
– Esportes
– Saúde
– Viagens
– Política
– Ciência
– Fitness
– Educação
– Carros
– Marketing
– Mercado Imobiliário
– Finanças/Ações

Reprodução/BuzzSumo

A duração ideal para vídeos no Facebook é entre 60 e 90 segundos. Quando você consegue realmente capturar a atenção de alguém com seu vídeo, o tempo máximo que elas costumam dedicar ao seu conteúdo é de 6 minutos.

Entretanto, isso não se aplica da mesma maneira em relação a vídeos ao vivo no Facebook. Lá, quando mais, melhor.

Para um ao vivo atingir o máximo de audiência possível, normalmente, é preciso estar no ar a 15/16 minutos. Depois disso, o público se mantém estável.

Reprodução/BuzzSumo

O BuzzSumo também descobriu que vídeos com textos introdutórios breves funcionam melhor do que aqueles que não dizem sobre o que são. Mas a descrição precisa ser breve.

“Analisamos os 10 mil vídeos com mais engajamento no Facebook entre junho de 2016  junho de 2017 e descobrimos que eles tinham textos introdutórios muito curtos”, de acordo com o BuzzSumo. O texto deve ter entre 61 e 84 caracteres.

Esses novos dados indicam o futuro do Facebook e dão um norte para quem trabalha com redes sociais ou deseja divulgar sua marca na internet. Entretanto, vale lembrar que você deve gerar conteúdo que tenha afinidade com o seu negócio para se tornar uma especialidade reconhecida online dentro do seu ramo. Não adianta muito ficar famoso com vídeos de comida se você vende peças de carros. O melhor é que todos saibam que você é uma autoridade no seu ramo. Para isso, é essencial publicar conteúdos relevantes sobre o seu negócio—talvez até dicas para poupar o tempo e o dinheiro dos seus clientes.

Exit mobile version