Site icon Tec Dica

Como fazer a bateria do notebook durar mais no Windows 10

Bateria - Pixabay

Reprodução/PixaBay

O Windows não tem uma boa duração de bateria, mas você pode tomar algumas medidas para maximizar a bateria do seu notebook com o novo sistema Windows 10.

Economia de bateria

Uma das primeiras coisas que você deve saber sobre o Windows 10 é que ele tem um sistema de economia de bateria, assim como o seu smartphone.

Para encontrá-lo, basta ir ao menu iniciar e começar a digitar a palavra “Bateria”. Logo, você verá a opção “Ativar ou desativar a economia de bateria”. Com esse recurso ligado, o sistema gasta 20% menos bateria.

Divulgação/Microsoft

Modo Avião

Se você não estiver usando o Wi-Fi, desative todos os recursos de conectividade do seu notebook, como Wi-Fi e Bluetooth. Se quiser, pode até mesmo ligar o modo avião do seu aparelho. Assim como no celular, a economia de bateria é drástica nesse modo–mas você fica sem internet.

Desinstale programas

O Windows 10 vem com uma batelada de aplicativos que você provavelmente não vai usar. A maioria deles fica na interface de tablet, que pode ser acessada no menu que fica no canto inferior esquerdo do sistema, ali ao lado do relógio.

Basta mudar para essa interface do sistema, escolher um app para apagar e clicar sobre ele com o botão direito do mouse ou trackpad para encontrar a opção “desinstalar”.

Reduza o volume

Se você não estiver usando os alto-falantes do seu notebook, deixe-os mudos. Isso pode ajudar a economizar a bateria do seu aparelho–mesmo que nenhum som esteja em reprodução.

Reduza o brilho da tela

Mais uma dica que você também deve conhecer por causa do seu celular: reduzir o brilho da tela ajuda bastante a aumentar a longevidade da bateria do notebook. A tela é um dos componentes que mais consomem energia. Um atalho no seu teclado permite reduzir a tela.

Isso varia de notebook para notebook, mas costuma ser uma das teclas da fileira Funções (F1, F2, F3…) junto com o Fn, ao lado do Ctrl.

Dicas finais

Fora isso, também é conveniente desativar aplicativos que se iniciam junto com o seu computador e ficam rodando em segundo plano, como clientes de torrent e apps de bate-papo, como o Franz. Manter a memória do seu notebook com bastante espaço livre e desplugar pen-drives e outros periféricos também são medidas que ajudam a maximizar a bateria do seu notebook.

Exit mobile version