O aplicativo do Google Maps é bem curioso. Além de ser um ótimo guia de rotas de carro, a pé, de bicicleta ou de transporte público, ele ainda ajuda a estacionar e a compartilhar sua localização com amigos.
No entanto, o Google Maps tem um recurso que pode fazer você temer o Google. Você já deve saber que a empresa sabe, basicamente, tudo sobre você. Ela está no seu smartphone ou TV Android, no Chromecast, no alto-falante e até no termostato. Mas você já parou para olhar melhor o aplicativo do Maps? Ele mostra os estabelecimentos nos quais você esteve.
Ver seus locais recentes no app do Google Maps é extremamente simples. Se você tem o aplicativo instalado no seu smartphone Android ou iPhone há algum tempo, tudo que precisará fazer é abri-lo, clicar na opção “Seus Lugares” e ir até a aba chamada “Visitados”. O histórico de localização visível no app é referente aos últimos 12 meses.
Esse recurso, claro, visa que você, usuário, ajude o Google, empresa bilionária, construir um banco de dados atualizado com informações sobre estabelecimentos comerciais. Você pode fazer isso simplesmente por ter o app no seu smartphone ou de forma ativa: fazendo breves resenhas sobre o local. É por isso, por exemplo, que o Maps informa quando é o horário de pico de um bar ou restaurante quando fazemos pesquisas no Google.
Se você ainda não está convencido de que o Google realmente sabe onde você está 90% do tempo, dê uma olhada no histórico do aplicativo de trânsito Waze–sim, o Waze é uma empresa do Google.
Vale lembrar que o Google é uma empresa que monetiza com os dados dos usuários. Isso está, aliás, nos termos de serviço de alguns apps da empresa: a possibilidade de criar novos serviços com base nas informações coletadas durante o uso de apps gratuitos.
Página resume termos de serviço de sites que você (provavelmente) aceitou sem ler