Quando pensamos em empresas de tecnologia, tendemos a pensar em hardware. Mas produtos como smartphones e notebooks nem sempre são tão lucrativos quanto a prestação de serviços em ampla escala ou plataformas que podem ser usadas por empresas para ganhar dinheiro.
As cinco maiores empresas de tecnologia do mundo ganham bilhões de dólares.
A Apple ganha dinheiro com vendas de iPhones (63%), Macs (11%), iPads (10%), serviços (11%) e outros produtos (5%).
A Alphabet, empresa mãe do Google, tem 88% do seu faturamento com publicidade (AdWords e YouTube), 11% de outros (Google Play Store e Google Pixel) e 1% de outras apostas (Google Fiber, Calico, Nest, Verifily e CapitalG).
No caso da Microsoft, o dinheiro vem principalmente do Office (28%). Serviços corporativos de TI (Windows Server e Azure) vêm na sequência, com 22%, o Xbox representa 22%; 9% vem do Windows; apenas 7% é referente a publicidade; 5% são do Microsoft Surface; e 18% é referente a outros produtos e serviços.
Já a Amazon tem 72% de ganhos na sua loja virtual, 18% na divisão Amazon Media, 9% do serviço de TI corporativa Amazon Web Services e 1% referente a outros serviços.
O Facebook é o quinto da lista e é semelhante ao Google. Basicamente, a empresa ganha dinheiro com publicidade (97%) e outras iniciativas são praticamente incipientes e representam apenas 3% do dinheiro da empresa.
Os dados são dos relatórios anuais de 2016 das companhias e foram compilados em um ótimo infográfico no VisualCapitalist.