Site icon Tec Dica

Como as empresas de tecnologia ganham dinheiro

Facebook Pixabay

Reprodução/Pixabay

Quando pensamos em empresas de tecnologia, tendemos a pensar em hardware. Mas produtos como smartphones e notebooks nem sempre são tão lucrativos quanto a prestação de serviços em ampla escala ou plataformas que podem ser usadas por empresas para ganhar dinheiro.

As cinco maiores empresas de tecnologia do mundo ganham bilhões de dólares.

A Apple ganha dinheiro com vendas de iPhones (63%), Macs (11%), iPads (10%), serviços (11%) e outros produtos (5%).

A Alphabet, empresa mãe do Google, tem 88% do seu faturamento com publicidade (AdWords e YouTube), 11% de outros (Google Play Store e Google Pixel) e 1% de outras apostas (Google Fiber, Calico, Nest, Verifily e CapitalG).

No caso da Microsoft, o dinheiro vem principalmente do Office (28%). Serviços corporativos de TI (Windows Server e Azure) vêm na sequência, com 22%, o Xbox representa 22%; 9% vem do Windows; apenas 7% é referente a publicidade; 5% são do Microsoft Surface; e 18% é referente a outros produtos e serviços.

Já a Amazon tem 72% de ganhos na sua loja virtual, 18% na divisão Amazon Media, 9% do serviço de TI corporativa Amazon Web Services e 1% referente a outros serviços.

O Facebook é o quinto da lista e é semelhante ao Google. Basicamente, a empresa ganha dinheiro com publicidade (97%) e outras iniciativas são praticamente incipientes e representam apenas 3% do dinheiro da empresa.

Os dados são dos relatórios anuais de 2016 das companhias e foram compilados em um ótimo infográfico no VisualCapitalist.

Google Maps sabe onde você esteve no verão passado

Sony lança smartphone Xperia XZ1; veja preço

Preço do iPhone 8 no Brasil vai bater um recorde

Exit mobile version