Baterias são coisas complicadas, mas extremamente necessárias no nosso dia a dia. Elas estão nos nossos celulares e sem elas, estaríamos presos às tomadas. Se elas nos ajudam, também são as vilãs do nosso orçamento. Se a tela do seu aparelho não quebrar primeiro, é a bateria que vai forçar você a trocar de smartphone. Algumas dicas podem ajudar a fazer a bateria do celular durar mais. Confira a seguir.
Bateria
Evite cargas e descargas completas
O ideal é manter a bateria do seu aparelho entre 35% e 75%. Cargas completas consomem mais ciclos. A vida útil de uma bateria é medida por ciclos. Quanto mais cargas e descargas completas, aquelas que vão de zero a 100%, mais rapidamente será preciso trocar a sua bateria (ou o seu aparelho). Colocar o smartphone para carregar quando a carga estiver em cerca de 30% é uma boa pedida.
Evite muito calor ou muito frio
Temperaturas extremas podem causar problemas para as baterias. O melhor é mantê-las em temperaturas amenas. O limite de calor suportado é entre 70 e 90°C, mas essas temperaturas devem ser evitadas tanto quanto possível.
Não deixar o celular plugado na tomada por muito tempo
Isso tem a ver com o tópico anterior. Mesmo não consumindo energia após atingir 100%, o seu aparelho pode esquentar com a corrente elétrica que vem da tomada. Melhor não deixá-lo na tomada da noite toda. Uma solução pode ser conectar o celular a uma porta USB de um computador. Nela, a corrente passa mais vagarosamente, o que é bom para a bateria por evitar o aquecimento.
Se for guardar, guarde com 50%
Caso você vá guardar por longos períodos um smartphone, não é uma boa ideia fazer isso com ele totalmente descarregado. Isso pode tornar mais difícil para a bateria de íons de lítio manter a carga no futuro. Portanto, o recomendado é deixar o seu celular com 50% de carga antes de colocá-lo na gaveta.
Seguir essas dicas à risca é praticamente impossível. A todo momento estamos com o celular em locais nos quais não existem tomadas ou fontes de energia disponíveis. Ainda assim, seguindo as dicas acima quando possível você poderá ter o seu smartphone por mais tempo ao seu lado no longo prazo. Via Fossbytes