A bitcoin é a moeda virtual da vez. Sua valorização atinge valores altíssimos e todo mundo comenta sobre como estariam ricos se tivessem investido nela lá em 2008. Neste post, vamos mostrar como você pode comprar e vender bitcoins e outras criptomoedas.
No passado, era fácil minerar bitcoins, ou seja, emprestar o poder de processamento do seu computador para a infraestrutura da moeda virtual. Hoje, como há muitos computadores de alta performance fazendo esse trabalho, não é mais possível ter bons ganhos dessa forma. Com isso, nos resta recorrer a bolsas de criptomoedas, que fazem a compra e venda online.
Uma boa opção de bolsa para brasileiros é a Mercado Bitcoin. Ao fazer cadastro e mandar foto do documento de identidade para o site, você já está apto a fazer depósitos na conta da empresa para que o seu saldo para compra de moedas virtuais seja liberado no seu login.
Primeiro, você deve gerar um aviso de depósito com o valor que deseja colocar na sua conta no Mercado Bitcoin. Feito isso, você receberá os dados para depósito bancário (DOC ou TED). Chegou a hora de fazer a transferência.
A liberação do saldo na sua conta costuma levar até 48 horas, mas pode ser que aconteça em apenas cinco minutos.
Com o dinheiro disponível, basta escolher o que você deseja comprar. Pode ser Bitcoin, Litecoin ou Bitcoin Cash.
Para acompanhar o valor de negociação das moedas virtuais, recomendamos ficar de olho no site CoinMarketCap.
Ele também é uma boa fonte para checar se uma criptomoeda realmente existe.
Para vender um bitcoin comprado no Mercado Bitcoin, basta selecionar a moeda virtual desejada e clicar em “Vender”.
Após um período semelhante ao do depósito, a transação será realizada e o dinheiro aparecerá na sua conta no site. Você poderá investi-lo novamente ou sacá-lo para a sua conta bancária. Taxas cobradas pelo Mercado Bitcoin já são aplicadas quando você vende suas moedas virtuais.
Se você resolver comprar mesmo algumas moedas virtuais, é melhor habilitar a autenticação em dois passos, que requer a instalação do app Authy no seu smartphone, para garantir a segurança da sua conta. Os hackers estão de olho no seu dinheiro.
Vale notar que o bitcoin não é um investimento tradicional e é bastante volátil. Se você tem medo de perder dinheiro, é melhor ficar em opções seguras, como o Tesouro Direto ou o CDBs. Não cansamos de ouvir histórias de sucesso de investidores do bitcoin, mas é preciso ter cuidado: os rumores sobre o crash do bitcoin já são quase tão numerosos quanto o dos milionários da moeda virtual.