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Por que o logo do WhatsApp é verde?

Logo do WhatsApp

Divulgação/WhatsApp

A história da criação do WhatsApp é muito curiosa e, neste post, vamos contar um pouco sobre ela, com enfoque no logo do WhatsApp. Por que ele é verde? O logo influenciou de alguma forma no sucesso do aplicativo de mensagens mais usado do Brasil e da Índia?

O WhatsApp foi fundado por dois ex-funcionários do Yahoo. Brian Acton (que deixou o WhatsApp no ano passado para ingressar no app rival Signal) e Jam Koum (CEO da empresa) se uniram para criar o aplicativo em 2008. Koum vivia de suas reversas no Yahoo quando comprou um iPhone e notou que a indústria de aplicativos para smartphones seria algo grande nos próximos anos.

Primeiro, o aplicativo consistia em uma agenda inteligente. Ele mostrava status dos seus amigos para que você soubesse, de antemão, quem estava disponível para conversar por telefone ou por SMS.

Em 2009, o WhatsApp foi lançado, após os fundadores convencerem cinco colegas de Yahoo a investir na empresa, com 250 mil dólares. Quando o sistema de notificações do iOS chegou, Koum e Acton resolveram evoluir o aplicativo e mudar o seu foco para as mensagens. 

Desde então, muita água rolou. O aplicativo evoluiu com novos recursos lançados quase semanalmente, sempre sem muito alarde, e agora ele já é um dos apps mais completos do mercado. É claro que os rivais ainda se destacam com funções inteligentes ou recursos, de certo modo, óbvios, como o Telegram e o Slack. Entretanto, o WhatsApp não está parado e sabe usar muito bem o lançamento de novas funções para fazer o marketing gratuito de conteúdo na internet, junto com a imprensa e com produtos de conteúdo web.

De onde veio o logo do WhatsApp?

Como sabemos, o logo é um componente visual crucial para o sucesso de uma marca.

Porém, o WhatsApp mostra que a simplicidade pode ser a chave do sucesso.

O logo do WhatsApp mudou muito pouco desde o seu lançamento. Ele não foi criado em uma agência com uma equipe de criação excepcional. Ele foi criado pela dupla de fundadores mesmo.

O Facebook comprou a empresa em 2014 e, mesmo assim, manteve o logo da empresa.

Aqui vale um breve parêntesis para contar que Acton e Koum participaram de processos seletivos para ingressar como funcionários no Facebook. Eles foram rejeitados e, anos mais tarde, tiveram sua criação comprada pela rede social, ao custo de 19 bilhões de dólares, em 2014. Inspirador, não?

O blog Logo My Way define bem o atestado de sucesso do logo verde do WhatsApp.

“O fato de que quase um sétimo da população mundial usa o WhatsApp atesta a agradabilidade e efetividade do logo como parte da interface dos smartphones dos usuários”, diz o post.

Afinal, por que a cor verde?

A cor verde é muito significativa. Ela denota segurança, frescor, sustentabilidade e dinheiro, entre outras coisas.

Para uma empresa que tem um aplicativo de comunicação com criptografia na troca de mensagens, comunicar segurança de dados é essencial e o logo cumpre essa função muito bem. Em relação ao dinheiro, vale lembrar que o WhatsApp Pay está em fase de testes na Índia e deve ser lançado globalmente no futuro.

A mensagem da sustentabilidade também está alinhada com a estratégia da empresa.

Você pode pensar que o WhatsApp não tem uma fábrica ou algo que emita poluentes, é apenas uma empresa de software. Nem por isso denotar que apoia iniciativas verdes é desnecessário.

O WhatsApp evolui, aos poucos, para tomar o lugar do e-mail corporativo. Ao mesmo tempo, ele se posiciona como um canal de comunicação entre clientes e empresas. O WhatsApp Business, voltado para PMEs, já é um forte indício das intenções da companhia comprada pelo Facebook. Mas isso é só a ponta do iceberg.

Logo, o WhatsApp Enterprise será lançado, com foco nas grandes empresas. Como se diz, big companies, big money. Portanto, a mensagem da sustentabilidade se torna não só um supérfluo, e, sim, uma necessidade elementar. Qual grande empresa da atualidade não quer estar associada ao meio ambiente em bons termos?

A mensagem que podemos tirar dessa história é que a simplicidade aparente pode ter grandes ambições subjetivas. O ícone do WhatsApp é um telefone. Esse símbolo de mais de cem anos comunica perfeitamente a mensagem da comunicação em tempo real. Aliado à cor verde, ele é tudo que o WhatsApp precisou, em termos de comunicação visual, para se tornar um dos aplicativos mais bem-sucedidos da atualidade.

Agora, a empresa se prepara para virar a chave e começar a ganhar dinheiro ao cobrar por recursos adicionais no WhatsApp Business e na disponibilização de ferramentas para grandes empresas no WhatsApp Enterprise.

E a história do logo da Apple, você já a conhece?

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