A operadora Vivo tem uma assistente virtual que pode responder a algumas perguntas dos seus clientes. Chamada Vivo Aura, seu funcionamento é parecido com o da Siri, do iPhone, ou com o do aplicativo Google Assistente. Ou seja, você pode fazer perguntas a ela usando sua voz e em português.
A Vivo Aura não está disponível nativamente nos smartphones. Por conta disso, é preciso fazer o download de um aplicativo chamado Meu Vivo Mais, disponível para Android e iOS. O nome é parecido com o app de gestão da conta, o Meu Vivo, mas trata-se de outro software, então, cuidado para não se confundir.
O Meu Vivo Mais vai pedir um login com o seu número de celular e irá mandar um código de autenticação via SMS, com seis dígitos. Após isso, você já estará devidamente logado e a sua experiência estará para começar.
A interface do aplicativo é bem intuitiva. Como nos assistentes do Google e da Apple, o botão de ativação fica na parte central inferior da tela do celular. Tocando nele, você pode começar a fazer perguntas para a Vivo Aura.
Veja uma demonstração do uso do aplicativo no vídeo de divulgação da Vivo. O post continua em seguida.
Essa assistente virtual da Vivo não foi feita para falar sobre previsão do tempo, contar piadas ou fatos curiosos. A ideia é oferecer uma plataforma de atendimento ao cliente para solucionar dúvidas comuns. Como a Aura foi lançada em fevereiro de 2018, ela ainda não consegue responder a um grande acervo de perguntas.
Por enquanto, você pode perguntar dados sobre a sua fatura de celular, como quantos dados já foram usados neste mês ou qual é o valor da sua conta neste mês. Outras informações que ela pode fornecer por comandos de voz são relacionadas a planos da operadora, como Vivo Easy ou Vivo Controle.
O Google anunciou recentemente que a Aura será integrada ao Google Assistente para facilitar o atendimento dos clientes, que não precisarão mais baixar outro aplicativo para interagir com a assistente da operadora. A previsão de chegada dessa novidade é até o final de 2018.