O Instagram não vai mais notificar os usuários de que suas imagens publicadas no Stories foram registradas por outros usuários com uma captura de tela. A informação foi confirmada pela empresa ao Buzzfeed News.
O que acontecia antes era que algumas pessoas recebiam uma notificação de que um print havia sido tirado da imagens publicada no Stories. Isso, porém, não ocorria sempre. Apesar de o recurso existir, a impressão que fica é que tratava-se de um teste com um grupo aleatório de usuários.
Em todo caso, agora o Instagram não vai mais notificar ninguém quando você tirar uma captura de tela de uma foto no Stories.
A proposta dessa notificação me parece válida. O intuito de publicarmos fotos e vídeos em 24 horas é mostrar algo ao mundo ou aos nossos seguidores de forma temporária, não permanente.
O Stories, assim como o Snapchat, WhatsApp Status e Facebook Stories, são como nossas próprias emissoras de TV nas redes sociais. O conteúdo que é postado lá é vivo, pode ser visto por apenas um dia, e deve ser renovado para manter o canal atualizado. Ainda que a discussão de privacidade na internet seja ampla, a notificação era um recurso de segurança minimamente aceitável para que os usuários mantivessem certo nível de controle sobre suas imagens. Agora, com o fim do recurso, o que for postado lá você já saberá de antemão que poderá ir parar nas mãos de qualquer um com acesso ao seu perfil–e de modo permanente.