Site icon Tec Dica

Facebook vai transmitir a Liga dos Campeões ao vivo no Brasil

Na última semana de junho, o Facebook e o canal de TV brasileiro Esporte Interativo garantiram os direitos de transmissão da Liga dos Campeões da UEFA no Brasil pelos próximos três anos, a partir da temporada 2018/19.

Facebook se junta a Esporte Interativo para vencer o Globo

O Facebook transmitirá jogos grátis ao vivo, enquanto o Esporte Interativo, uma divisão da Turner Sports, será dono dos direitos de transmissão de jogos pela TV fechada. O Facebook está substituindo a Globo, que não fez uma oferta pelos direitos desta vez, segundo o site UOL. As razões oficiais ainda não foram divulgadas, mas isso pode ser porque o orçamento da Globo foi limitado após um aumento no custo dos direitos de transmissão da Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série A, além da Copa Libertadores, da qual várias equipes brasileiras fazem parte, como o Flamengo, o Cruzeiro, o Corinthians e o Palmeiras. O gigante da mídia social, Facebook, está dando um grande passo para o negócio de direitos esportivos que poderia posicioná-lo para ser um participante significativo nesse palco nos próximos anos. Em maio deste ano a empresa também adquiriu os direitos de transmissão no país das partidas da quintas-feiras dos jogos da Copa Libertadores até 2022.

Crédito: Esporte interativo via Facebook

As implicações do negócio do Facebook no Brasil

O fato do Facebook transmitir ao vivo um dos maiores torneios nacionais de futebol do mundo dentro do seu próprio mercado tem grandes implicações para as redes tradicionais de transmissão por assinatura, como a ESPN. Embora Turner mantenha os direitos de TV fechada da Liga dos Campeões no Brasil, por meio do Esporte Interativo por enquanto, ambos contratos vão expirar ao mesmo tempo, e se o Facebook puder garantir números de audiência fortes, poderá ter muito mais influência quando esses direitos sejam negociados pela próxima vez. Sendo um dos maiores países do mundo e tendo milhões de brasileiros assistindo a Liga dos Campeões todos os anos, o Facebook pode faturar um grande negócio em termos de receita, se usar as estratégias de marketing certas, e isso pode adicionar vários milhões ao valor de Mark Zuckerberg. Recentemente ele superou Warren Buffet como terceira pessoa mais rica do planeta e, ao contrário de outros bilionários que levam em média 14 anos para converter seu primeiro milhão em bilhão, este infográfico da Betway Casino demonstra que ele levou apenas um ano para chegar a este patamar, devido à sua grande capacidade de negócios. Ele está na companhia de nomes como Jeff Bezos e Bill Gates no topo da lista da Forbes das pessoas mais ricas da Terra e também da lista compilada pela revista Time en março de 2018 – o Time estima que Zuckerberg tem um patrimônio líquido de 71 bilhões de dólares.

Crédito: SociaLumiere via Facebook/Reprodução

Como isso afeta os fanáticos do futebol no Brasil?

Claramente, o desejo do Facebook é tomar o lugar que a Globo teve por vários anos, sendo o principal ponto de contato entre os torcedores de futebol e suas equipes. Por causa disso, Mark Zuckerberg está aproveitando o fato do Brasil ser o quarto país do mundo com a maior penetração de smartphones, tendo mais de 91 milhões de usuários, os quais representam 42,8% da população total do país, segundo a empresa de pesquisa Newzoo. Isso representa um enorme mercado de torcedores de futebol, os quais agora poderão assistir ao vivo os jogos de seus times favoritos, quase desde qualquer lugar e sem a necessidade de pagar pela TV fechada. Todos os grandes clubes de futebol do Brasil têm seus perfis oficiais nas redes sociais de Mark Zuckerberg (Facebook e Instagram), e as usam avidamente para criar uma conexão frequente com seus fãs, compartilhando vídeos das sessões de treinamento, sessões de fotos com os jogadores e organizando eventos onde os fãs podem interagir com seus ídolos. O mesmo se aplica para os próprios jogadores, que usam suas redes sociais para fins de marketing pessoal e para manter contato próximo com seus fãs, sendo Cristiano Ronaldo ou Neymar Jr os exemplos mais famosos no Brasil.

Crédito: Reprodução/Pexels

Facebook já sabe como fazer o trabalho

Desde o ano passado, o Facebook garantiu os mesmos direitos de transmissão para a Liga dos Campeões nos Estados Unidos, com a Fox Sports para as transmissões em inglês e com a Telemundo para as transmissões em espanhol. A parceria incluiu duas partidas ao vivo por dia na fase de grupos, quatro partidas da rodada de 16, e quatro jogos de quartas de final. Além disso, o Facebook também transmitiu através do seu recurso Live Video 20 jogos da liga de beisebol dos Estados Unidos (a MLB) com ótimos resultados em receita. Além do mais, na última semana de junho deste ano o Facebook bateu a concorrência das emissoras BeIN Sports e Fox Sports Ásia, e garantiu a cobertura da Premier League da Inglaterra para 4 países do sudeste asiático, com um acordo que será válido de 2019 a 2022, num valor estimado de ser mais de um bilhão de reais. Devido a esse acordo, os usuários de Facebook na Tailândia, Vietnã, Camboja e Laos, poderão assistir todos os 380 jogos da Premier League ao vivo em cada temporada. A rede social de Mark Zuckerberg está, investindo fortemente nos esportes, sendo até o momento seu pagamento de quase R$2,5 bilhões para a liga indiana de críquete (Indian Premier League) em 2017 o seu maior investimento por direitos de transmissão esportiva.

Crédito: Pixabay/Reprodução

Mark Zuckerberg é uma das pessoas mais influentes desta era, e ele continua marcando acordos para o Facebook constantemente, procurando aumentar o seu público e as oportunidades de adicionar receita através da publicidade, obtendo rapidamente lucros que para algumas pessoas seriam a recompensa de uma vida inteira de trabalho duro.

Exit mobile version