Quem busca por uma nova TV preza por qualidade de imagem, englobando brilho, contraste, cor, e um modelo de televisão que proporcione boas experiências e, é claro, ainda tenha boa duração para muitos anos de uso. Para contar com tudo isso é importante conhecer o burn-in. Você já conhece o que é o burn-in?
O burn-in refere-se à retenção de imagem permanente geralmente causada por deixar uma imagem estática na tela por um longo período de tempo. Sabe aquele logo que fica do lado direito da tela, exibindo o logo de uma emissora? Quando você assiste muito à televisão em um mesmo canal, essa imagem do logo pode ficar retida no seu aparelho, mesmo quando ele estiver desligado.
Mesmo que você não saiba o que isso pode influenciar no seu dia a dia assistindo à televisão, podemos explicar que pode sim, afinal você não quer a sua TV mostrando a sombra de vários logos de programas enquanto você assiste outro, não é mesmo? Ou até que a tela da sua TV tenha um pedaço com cores danificadas por causa desse efeito. Por isso, a importância de conhecer o desempenho de produtos a longo prazo.
Para mostrar aos consumidores a importância desse efeito, a Rtings fez um teste em TVs Oled da LG, que possuem boa repercussão de qualidade de imagem no mercado. O teste foi feito com seis TVs Oled modelo C7, e mostram conteúdos reais sendo exibidos simultaneamente.
Nesse teste, as TVs ficaram ligadas por 5 horas e desligadas por 1 hora. Este ciclo foi repetido 4 vezes por dia. E com quatro mil horas de teste, logotipos e imagens estáticas ficaram vulneráveis e começaram a aparecer. Anteriormente, a LG afirmou que suas TVs OLED poderiam durar 30 mil horas, o que equivale a 10 anos de uso, com uma média diária de oito horas, sem burn-ins. No entanto, de acordo com o teste, as TVs mostraram sinais do burn-in.
Segundo ainda a Rtings, no início deste ano, as TVs OLED 2018 da LG no Aeroporto Internacional de Incheon, na Coréia do Sul, mostraram que os horários dos vôos tinham sinais de burn-in depois de apenas alguns meses. Os modelos foram trocados por LCDs devido ao problema.
Fique de olho nas tecnologias que são lançadas no mercado e antes de comprar uma TV busque por testes e depoimentos de outros usuários, afinal o seu produto vai te acompanhar por longos dias e sua experiência de entretenimento precisa ser a melhor.