Fundador do aplicativo de GPS Waze, Uri Levine palestrou na Campus Party Brasil 12 e trouxe dicas importantes sobre como criar uma startup de sucesso e contou sua experiência ao criar um dos aplicativos mais usados atualmente no Brasil.
Para Levine, antes de mais nada, empreendedores precisam manter o foco no problema que se propõem a solucionar e não na solução.
Ele mostrou que a jornada de uma startup é encontrar uma solução para o problema de um grande números de usuários. E isso sim trará um negócio lucrativo.
O executivo acredita que todas as startups têm a mesma curva de crescimento. Nela, é possível observar a energia da criação, o momento em que a “mágica acontece” e a situação disruptiva.
“Empreendedores não tem nada a perder e essas são as pessoas que vão mudar o mundo”, afirmou Levine, na Campus Party.
“O importante ao desenvolver um negócio é pensar se a sua ideia também será relevante em 10 anos”, disse Levine.
Ele contou da sua trajetória ao criar o Waze. Para ele, a mágica do aplicativo não são só os mapas, mas também a contribuição que cada usuário dá para alimentar o aplicativo.
Toda vez que alguém usa o Waze, ao mesmo tempo em que recebe informações de trânsito, também as envia. Esse é um dos segredos do sucesso do aplicativo.
Como todo negócio, o Waze teve falhas. Levine foi aperfeiçoando o seu negócio aos poucos, a passos pequenos.
Ele ganhou espaço nos EUA até que chegou à América Latina. Primeiro pela Colombia, Chile e depois Brasil.
Ao criar um novo business, é importante lembrar que não acreditavam no alcance que o Netflix poderia ter, e quem disse isso foi o CEO da Blockbuster no ano 2000, negócio que perdeu completamente a relevância que já teve um dia.
Por isso, Levine recomenda constante reavaliação do modelo de negócios da sua empresa, justamente para não perder oportunidades nem ter uma visão míope do potencial de mercados em ascensão.
Uri tem diversas startups, como Moovit, Fairfly, Refundit, Engie, Zeek, Feex, See Tree e Live Care.
Seu objetivo é criar ainda outros negócios e sempre mais, seguindo essas premissas e o mantra “a coisa importante é garantir que a coisa importante se mantenha como a coisa importante”.
Em palavras menos repetitivas: mantenha no centro da estratégia aquilo que é o mais importante aos seus usuários ou clientes.