Site icon Tec Dica

O que é o sistema operacional para relógios Wear OS

O que é Wear OS

Divulgação/Samsung

Quem pesquisa sobre relógios inteligentes pode se deparar com uma dúvida: O que é o Wear OS? Antes chamado de Android Wear, o WearOS é um sistema operacional desenvolvido pelo Google. O software é usado por diversas fabricantes em relógios inteligentes.

A Samsung tem uma versão própria do sistema, desenvolvida em conjunto com os especialistas do Google.

Os novos Galaxy Watch 4 e Watch 4 Classic são os primeiros integrantes da linha de smartwatches da Samsung a virem de fábrica com esse software.

Portanto, o sistema do Google assume o posto antes ocupado pelo sistema Tizen.

O software oferece 30% mais desempenho aos relógios inteligentes da Samsung do que o sistema antecessor, segundo a fabricante.

O Wear OS conta com uma série de recursos e aplicativos para facilitar a vida do usuário. Para isso, ele busca ser inclusivo. Por isso, o sistema pode ser pareado com smartphones Android ou com iPhones.

O que o Wear OS faz

O Wear OS oferece acesso fácil a vários serviços digitais do Google, como a loja virtual Play Store, o sistema de GPS Google Maps, o serviço de pagamentos Google Pay, o assistente de voz Google Assistente e o serviço de streaming de música YouTube Music.

O sistema operacional Wear OS é o principal concorrente do WatchOS, da Apple. Entretanto, o rival só existe no Apple Watch, o relógio inteligente da companhia que é compatível apenas com iPhones. Deixado de lado o quesito design, os sistemas possuem mais semelhanças do que diferenças.

O usuário de um relógio com o Wear OS pode realizar diversas funções, como controlar funções o smartphone (sem tirá-lo do bolso ou da bolsa), monitorar as atividades físicas ou o sono, medir os batimentos cardíacos ou até mesmo mensurar o percentual de gordura corporal.

Entretanto, muitas dessas funções, dependem da combinação com os componentes físicos do relógio (como sensores específicos de movimento).

Esperamos que você tenha entendido o que é o Wear OS.

Leia Mais

Exit mobile version