A Motorola lança o Moto Watch 100. O aparelho marca a volta da empresa para a categoria de relógios. Em 2014, a Motorola foi a primeira a lançar um smartwatch com tela redonda, o Moto 360, quando todas as suas concorrentes vendiam apenas aparelhos com telas retangulares ou quadradas.
O novo Moto Watch 100 tem tela redonda de 1,3 polegada e conta com o sistema Wear OS, do Google. Por isso, o aparelho tem acesso a uma série de aplicativos já criados para esse sistema.
A Motorola venderá o produto em duas cores, que a empresa chama de Phantom Black e Glacial Silver.
Na prática, as cores são preto e prata. Já as pulseiras podem ter cores variadas.
A bateria do Moto Watch 100 tem capacidade de 335 mAh e a fabricante informa que é possível atingir 100% de carga em uma hora.
O que a Motorola diz sobre o Moto Watch 100
“Feito com os materiais mais duráveis, o moto watch 100 é um smartwatch de alumínio contemporâneo de alto valor e impacto. Vários recursos de saúde e estilo de vida, vida útil da bateria estendida e um sistema operacional novo e otimizado permitem que você se concentre no que é importante”, segundo a Motorola.
O relógio da Motorola terá funcionalidades típicas de relógios inteligentes, como monitor de saturação de oxigênio, medidor de batimentos cardíacos e recursos para medição de exercícios físicos (mensurando tempo e gasto calórico de diferentes modalidades de exercícios).
Ou seja, esse é o smartwatch mais avançado já anunciado pela Motorola.
O preço sugerido do produto é de 99,99 dólares — 557 reais em conversão direta e em valores atuais. Com isso, o Moto Watch 100 será vendido nos principais mercados para a Motorola no mundo, como Estados Unidos e Europa. Entretanto, o aparelho deve chegar também ao Brasil, que é um dos países mais importantes em volume de vendas para a empresa.
Mercado de smartwatches no mundo
O mercado de smartwatches no mundo está aquecido em 2021. O setor teve crescimento de 27% no 2º trimestre deste ano, ante o mesmo período no ano anterior, segundo a consultoria chinesa Counterpoint Research.
A líder isolada do segmento é a Apple. Portanto, os produtos da empresa ocupam três entre as cinco primeiras posicições de relógios inteligentes mais vendidos no mundo. O Apple Watch Série 6 e o Série SE são os dois modelos mais bem-sucedidos no período analisado pela consultoria.
Por causa disso, o Apple Watch foi o primeiro smartwatch a romper a marca de 100 milhões de usuários ativos globalmente.
“As taxas de conexão de smartwatches para smartphones têm aumentado constantemente. O ecossistema da Apple está vendo uma taxa de adesão maior, à medida que a marca continua a desenvolver designs atraentes, recursos de saúde e serviços relacionados.
A base de usuários do Apple Watch ultrapassou a marca de 100 milhões pela primeira vez durante o trimestre encerrado em junho, capturando a maior parte da base de usuários do smartwatch em todo o mundo.
Os Estados Unidos continuam a ser o principal mercado do Apple Watch, contribuindo com mais da metade de sua base de usuários, com uma taxa de adesão de quase 30%”, afirma, em nota, o analista sênior Sujeong Lim.