O ChatGPT, da Open AI, é um fenômeno de adoção de inteligência artificial generativa. Com poucos comandos em texto ou até por voz, textos são gerados, uma conversa é iniciada ou mesmo um documento é organizado. Por isso, reunimos algumas dicas de como dar comandos eficazes (os famosos prompts) para poupar o seu tempo e utilizar o ChatGPT da melhor forma possível.
1 – Seja objetivo e específico
O ChatGPT não é como uma pessoa que entende aquilo que estiver nas entrelinhas do que é dito. É preciso ser objetivo e o mais específico possível. Por exemplo, não dá pra pedir um texto sobre a evolução das espécies de forma genérica e esperar que o resultado seja o melhor possível para suprir a sua necessidade.
Se o texto for para um trabalho de escola, informe isso no comando. Se for para dar início a um texto que será desenvolvido por você também é preciso informar isso.
2 – Dê exemplos de persona
Se você quiser um texto que seja escrito em tom humorístico, em estilo de escrita clássica ou em forma de poesia, dá pra informar as referências no comando para o ChatGPT. Desse modo, será mais provável que ele mostre um resultado próximo ao que você tinha em mente. Aí, não precisa ficar reescrevendo tudo ou então solicitar a geração de um novo resultado.
3 – Peça o formato da resposta desejado
A resposta que você obtém do ChatGPT nem sempre pode vir no formato desejado. Por isso, é legal informar no prompt o que quer. Por exemplo, é possível pedir a criação de listas, checklists, tabelas, artigos, scripts, roteiros, etc.
4 – Forneça instruções claras
O poder do ChatGPT também depende do quanto você se dedica no prompt que dá a ele. Por isso, é bacana ter o máximo de informações de contexto possível e detalhar claramente o que deseja.
Por exemplo, você pode pedir a criação de um roteiro de viagem pelo Nordeste no Brasil ou ser mais preciso nos detalhes desse prompt, como pedir um roteiro de viagem para passar três dias em Recife, quatro em Fortaleza e três em Salvador.
Dá pra informar também que você quer conhecer os principais pontos turísticos de cada cidade e pedir uma lista dos pratos típicos de cada lugar. O resultado será infinitamente mais preciso para você.
5 – Se for uma explicação, peça para mostrar o raciocínio da resposta
Imagine que você chegou ao ChatGPT com um problema de matemática. Como uma calculadora, ele pode te dar a resposta sem fornecer a explicação. A solução é apenas pedir que ele mostre esse passo a passo, o raciocínio que leva àquela resposta. Esse trajeto é conhecido no jargão em inglês Chain of Thought, Com isso, o ChatGPT poderá ajudar até mesmo a esclarecer dúvidas sobre questões mais complexas, auxiliando na sua aprendizagem.
Pra finalizar, vale lembrar que dá pra ser criativo nos prompts. O ChatGPT não é só um gerador de texto que não sabe o que está escrevendo ao juntar palavras. Ele pode ser uma ferramenta útil para poupar seu tempo organizando uma planilha ou tabela de determinada forma, extraindo texto de uma imagem ou mesmo criando uma mensagem de aniversário quando a sua criatividade não estiver no melhor dos dias. O limite é a criatividade – e a quantidade de prompts que você mandar pro ChatGPT na versão gratuita.