Cansados de hackear sistemas da Apple e da Microsoft, uma dupla de hackers resolveu tentar invadir sistemas operacionais dos computadores de bordo de carros da Toyota e Ford, apenas para checar suas vulnerabilidades.
Até agora eles conseguiram desabilitar os freios de um Ford Scape e alterar a velocidade de um Prius que viajava a 80 m/h (128 km/h). Para isso, foi necessário simplesmente conectar um computador ao sistema inteligente dos carros conectados.
A dupla, o engenheiro do Twitter Charlie Miller e o especialista em segurança Chris Valasek, apresentou o resultado nesta semana, na conferência de hackers Def Con, em Las Vegas.
A tendência de carros conectados à internet aumenta ainda mais a preocupação com segurança de sistemas embarcados. Já imaginou estar dirigindo e outra pessoa está brincando de controle remoto com o seu carros?
Renault
Recentemente, a Atos Worldline, especializada em pagamentos eletrônicos, implemenoua a plataforma de serviços em nuvem Renault R-Link, sistema multimídia integrado e com ligação permanente, fornecido a outros automóveis da montadora.
Destinado à utilização em veículos, o sistema tem navegação simples graças a uma tela sensível ao toque de grandes dimensões e uma loja de aplicativos aberta a parceiros externos, atualizados constantemente.
No entanto, os hackers ainda não testaram esse sistema. Será que ele é seguro?