Site icon Tec Dica

Entenda o que é a Uber e como funciona o serviço dessa opção ao táxi

Polêmica, a Uber é uma empresa americana que atua no Brasil desde de meados de 2014. Estreando com o Uber Black, a companhia começou o seu trabalho no país, que é conectar motoristas executivos aos usuários do aplicativo que estiverem mais próximos. A parte mais interessante para os consumidores é que não há bandeira dois, como acontece nos táxis. E quem quiser, pode usar o serviço pelo site da Uber, nem precisa mais ter o app instalado no celular.

Os condutores da Uber passam por análise de antecedentes criminais, nas esferas municipais, estaduais e federais, e precisam ter um seguro que também ofereça cobertura para o passageiro.

UberBlack – O UberBlack é o serviço mais caro da Uber, já que todos os carros são sedãs pretos com 5 lugares e bancos de couro. São aceitos apenas modelos sedã e SUV. Veja todos os requisitos no site da Uber. O ar-condicionado deve estar sempre ligado e água e bala devem estar à disposição do passageiro gratuitamente. Ah, e o motorista deve abrir a porta para você no começo e no final da viagem (o que nem sempre acontece, infelizmente).

UberX – O UberX é um serviço mais barato, mas que também tem apenas motoristas selecionados pela empresa. A diferença, além do preço mais baixo que o do Black, é que os veículos podem ser de mais baixo padrão, como, por exemplo, um Volkswagen Up, um Fox ou um HB20.

Uber Select – Essa categoria é intermediária. Ela se posiciona entre o UberX e o UberBlack. A proposta é conectar os passageiros aos motoristas mais bem-avaliados da plataforma do UberX. Com isso, o preço é um pouco mais alto, mas ainda fica bem distante do preço de uma corrida no UberBlack.

UberBag – A proposta aqui é simples: conectar passageiros a carros com porta-malas grandes, como um Chevrolet Spin. Isso é bom para quem vai fazer uma viagem internacional e precisa de bastante espaço para a bagagem.

Uberbike – Essa categoria tem menos carros e muitos deles funciona somente aos domingos. Os veículos chamados por meio do app têm suporte para bikes. Essa modalidade da Uber é ideal para levar a bike para um passeio no parque, se você não tiver um carro, claro.

Avaliação – Em ambos os serviços, passageiro e motorista avaliam um ao outro, uma maneira de se ter alguma referência atualizada sobre ambas as pessoas. Isso estimula os condutores a serem o mais educados possível, visto que sua reputação como profissional está em constante avaliação.



Dinheiro –
Como fica a questão do pagamento? Ao andar em um carro da Uber, você não precisa lidar com dinheiro. Cadastrando um cartão de crédito no aplicativo, a cobrança no final da corrida é automática Se você tiver algum problema durante a corrida, é possível pedir uma análise do caso para a empresa por meio do seu site oficial.

Você também pode optar pelo pagamento em dinheiro ou em cartão de débito.

Se você gostou da ideia de pegar um carro da Uber na sua próxima viagem, o TecDica deixa de presente um desconto de 10 reais na sua primeira corrida. Para ganhá-lo, basta se cadastrar no serviço usando este link ou inserindo o código 4l4y9.

____________________________________________________

Tec Dica é um blog com dicas de tecnologia, smartphones, aplicativos e computadores.

Exit mobile version