O app Ubook lançou nesta semana novos planos de assinatura mensal e entrou no mercado de e-books, liderado globalmente pela Amazon. Disponível para smartphones Android e iPhones, o aplicativo oferecia antes somente audiolivros, livros narrados em voz alta. Agora, após um update, o Ubook ganhou uma biblioteca de e-books que pode ser lida de forma ilimitada, mediante pagamento da mensalidade do plano intermediário.
Com a atualização, o Ubook também deixou de oferecer um plano de audiolivros de 24,90 reais ao mês. Agora, o preço mais baixo é de 29,90 reais. O plano que contempla o acesso aos e-books são por 39,90 reais. Por esse último valor, o usuário pode ouvir e ler tantos livros por mês quanto quiser.
Apesar de a Amazon ter o Kindle Unlimited, que oferece acesso ao seu acervo de e-books, a empresa americana ainda não trouxe ao mercado brasileiro o serviço de audiolivros chamado Audible. Por isso, por 39,90 reais ao mês, esse é o melhor combo disponível para os amantes da literatura nacional ou estrangeira disponível no Brasil na atualidade.
O Ubook também tem planos mais caros que vêm acompanhados de um livro físico por mês. O plano completo sai por 69,90 reais ao mês, enquanto o plano de audiolivros acompanhados de um livro físico, mas sem o acesso aos e-books, sai por 54,90 reais.
Estou usando o Ubook há alguns meses e gosto da experiência que os audiolivros oferecem. Já fui usuário do Audible, mas duas coisas me fizeram cancelar a assinatura: o alto preço, acompanhado do IOF, e a oferta de apenas dois ou três audiolivros ao mês. A não ser que você escolha ouvir a biografia de Steve Jobs ou algum dos livros das Crônicas do Gelo e do Fogo, provavelmente vai ouvir mais do que três obras ao mês.
Recentemente, o Google entrou no mercado de audiolivros ao lançar uma seção dedicada a eles no Play Livros, disponível para Android e iPhone. O modelo do Google é uma aposta difícil porque visa vender livros individualmente. Por outro lado, as pessoas que usam o aplicativo de pesquisas Rewards podem acumular crédito em pouco tempo e escolher gastá-lo nos audiolivros. Ainda assim, o gigante das buscas online terá que lidar com a concorrência do Ubook, que se apresenta como a melhor opção do momento, falando tanto da relação de custo e benefício, quanto da boa experiência de uso que ele proporciona aos seus usuários.